Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Fim da restrição da pesca no Paraná encerra no domingo (28). Período da piracema deve ser alterada em 2021

A mudança se dará em virtude da reprodução mais cedo dos peixes nativos.

Fim da restrição da pesca no Paraná encerra no domingo (28). Período da piracema deve ser alterada em 2021

Chega ao fim neste domingo, 28 de fevereiro de 2021, a restrição da pesca profissional e amadora nos lagos e rios do Estado do Paraná. A piracema teve início em 1º de novembro de 2020 e num período de quatro meses, não puderam ser capturadas espécies de peixes nativos do Estado, como bagre, dourado, jaú, pintado e lambari. É durante esse período que a maioria delas se reproduz.

Fiscais do IAT e da Polícia Ambiental reforçaram as ações de fiscalização em todo o Estado, porém, neste período de piracema, pescadores amadores e profissionais foram flagrados em atividade de pesca nos lagos e rios.

Aos infratores foram aplicadas as penalidades e sanções previstas em Lei. Em entrevista ao Costa Oeste News, o chefe regional do Instituto Água e Terra - IAT, Taciano Maranhão, informa que houve uma série de problemas, principalmente relacionadas a questões ambientais. Um dos problemas considerado grave, foi a baixa do nível de água nos lagos e rios o que interferiu na reprodução dos peixes.

Maranhão ressalta que o IAT está trabalhando uma nova proposta com a possibilidade da antecipação do período da piracema a partir de 2021. Ou seja, o período de restrição deverá ter início no dia primeiro de outubro encerrando no dia primeiro de fevereiro de 2022. A mudança se dará em virtude da reprodução mais cedo dos peixes nativos.



Fonte: Rodrigo Cardoso

Autor do post