106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O pão francês deve subir mais de 10% nos próximos dias no Paraná. A alta no preço do trigo tem levado os moinhos a repassar esses aumentos nas negociações da farinha de trigo, já que o custo da matéria-prima está bastante elevado. Com isso, o aumento na cadeia produtiva deve refletir no bolso do consumidor final.
De acordo com o presidente do Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Paraná(SIPCEP), Vilson Borgmann, com os sucessivos aumentos no preço do trigo, não há mais como evitar o repasse do preço do pão ao consumidor. (Ouça o áudio abaixo)
Os moinhos em sua maioria estão operando com os estoques curtos, e precisam realizar novas aquisições, mas, estão com dificuldade de encontrar lotes do cereal disponíveis para venda no mercado interno. Com a moeda norte-americana operando em alta frente ao real, o valor da importação do trigo fica mais elevado e inviável. Sendo assim, o setor dos derivados de trigo, vai precisar buscar novos fornecedores, o que resultará em custos ainda mais elevados, em função de frete e logística.
Além do avanço no preço do pão, o sindicato afirma que os demais produtos de panificação também devem sofrer aumento.
Fonte: Band News