Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Manifestantes tomam as ruas de Ciudad del Este pela reabertura da fronteira

Grupo envolvendo vários setores fez uma caminhada até a zona primária, na cabeceira da Ponte da Amizade, e gritou palavras de ordem pedindo a reabertura da ponte e contra o presidente paraguaio.

  • 05/09/2020
  • Foto(s): Noelia Duarte
  • Covid-19
Manifestantes tomam as ruas de Ciudad del Este pela reabertura da fronteira

As ruas de Ciudad del Este foram tomadas na manhã deste sábado, 05, por manifestantes. O protesto, que ocorre de forma pacífica até o momento pede a reabertura da Ponte Internacional da Amizade. Os manifestantes, que são de vários setores do comércio, defendem que precisam voltar ao trabalho e pra isso dependem da fronteira aberta. Não houve bloqueio do tráfego de caminhões, como chegaram a pedir alguns organizadores durante a semana.

A movimentação iniciou por volta das 9h, na rotatória na Ruta PY02. Logo em seguida, o grupo marchou até a zona primeira, na cabeceira da Ponte da Amizade, próximo a aduana paraguaia. Os manifestantes seguiu pela pista sentido Foz do Iguaçu, para não atrapalhar o tráfego.

A segurança foi reforçada pelo Grupo Especial de Operações (GEO) e Forças de Operações Policiais Especiais (FOPE), que fez um cordão de isolamento a fim de evitar que ocorressem manifestações violentas, como já registradas em protesto anterior.

“Abram a fronteira, queremos trabalhar” gritavam os manifestantes, de acordo com reportagem do ABC Color. A manifestação é principalmente contra o presidente Mario Abdo Benítez. “Me arrepende de ter votado neste presidente” disse um dos manifestantes ao Jornal.

O Governo paraguaio fechou a fronteira no dia 18 de março para evitar a propagação do novo coronavírus. Apenas o tráfego de caminhões está liberado. A fronteira também está fechada no lado brasileiro pelo mesmo motivo. A Portaria brasileira, que impede a entrada de estrangeiros é válida até dia 26 de setembro. No lado paraguaio, não há nenhuma data definida.

 

Fonte: ABC Color/Rádio Cultura Foz

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533

Categorias relacionadas