Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Aldeia Aty Miri realiza 1ª Semana Cultural Indígena

  • 19/04/2016
  • Foto(s): Assessoria
Aldeia Aty Miri realiza 1ª Semana Cultural Indígena
Na manhã de segunda-feira, 18, foi realizada a cerimônia de abertura da 1ª Semana Cultural Indígena da Aldeia Aty Miri de Itaipulândia. A programação contou com a presença do Prefeito Miguel Bayerle, da 1ª Dama e Secretária de Assistência Social Diva Bayerle, da Secretária de Educação, Cultura e Esportes Marlene Andrighetti, da Chefe do Núcleo Regional de Educação Ivone Muller, do Coordenador da Escola Indígena Adilson Manfrin, além de convidados e membros da aldeia.

Após o cerimonial de abertura e as mensagens das autoridades presentes, todos foram brindados com apresentações culturais através do Coral Tape Poty.

Junto à aldeia Aty Miri, a programação será desenvolvida até o dia 20, quarta-feira, com acesso livre à todos para conhecerem um pouco mais da cultura indígena.

O Cacique Natalino de Almeida Peres encerrou a fase de pronunciamentos afirmando que ???graças ao bom relacionamento com a administração municipal, a aldeia hoje conta com grandes avanços.??? Natalino frisou a estruturação da Escola Indígena. ???Queremos dizer que é muito gratificante termos nossas crianças frequentando uma escola que conta com uma ótima estrutura através da parceria com o município e o governo do estado.??? O Cacique ainda lembrou das dificuldades que os povos indígenas enfrentam nos dias atuais. ???Não podemos ignorar o massacre que nossos povos enfrentam nas lutas para sua sobrevivência. Desde o descobrimento do Brasil até os dias de hoje, as perseguições só aumentam, mas podemos dizer que aqui em Itaipulândia temos uma ótima convivência.???

Durante a programação desenvolvida na abertura da Semana Cultural Indígena, as autoridades presentes receberam um mimo entregue por crianças da aldeia.

No encerramento da cerimônia, o chamõi (rezador) Agostinho Delgado fez as orações com a participação dos membros da aldeia.

 
HOMENAGEM

Durante a cerimônia de abertura da 1ª Semana Cultural Indígena, um dos integrantes da comunidade leu uma mensagem em homenagem à Edegar Tape Poty Martinez, integrante da aldeia, que no ano passado perdeu a vida em um acidente de moto.

???Queremos prestar uma homenagem ao nosso colega Edegar Tape Poty Martinez que já não está mais entre nós.

Edegar foi um menino guerreiro que serviu de exemplo para toda a comunidade. Sempre com palavras de incentivo, bons conselhos e sua amizade.

Guardaremos para sempre, boas lembranças de todos os momentos que esteve entre nós, sempre sorrindo, ajudando, pensando em um futuro melhor para o seu povo.

Por estes e muitos outros motivos, ele faz parte da história desta comunidade, que nunca os esquecerá pois as sementes de esperança, justiça e amor que ele plantou, darão lindos frutos na Aldeia Aty Miri.???

Ademir Vilialba, em nome da Aldeia Aty Miri.
 

PROGRAMA????O

Nesta terça-feira, teve início a programação com as visitas agendadas de instituições e grupos de alunos, onde participam de palestras sobre a cultura indígena, apresentações culturais, caminhada na trilha, amostra de armadilhas e comidas típicas indígenas, além de terem a oportunidade de adquirir o artesanato produzido pelos indígenas da Aldeia Aty Miri.

Fonte: Assessoria

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533