Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Paraná registra recorde de doações de órgãos em novembro

O Paraná é o Estado que mais aumentou o percentual de doadores de órgãos nos últimos anos.

Paraná registra recorde de doações de órgãos em novembro

O Paraná registrou mais um recorde de doações de órgãos efetivas somente no mês de novembro. Foram 66 doações, quebrando o recorde anterior de abril de 2018, com 61 doações. Neste ano, a média mensal foi de 39 doações. Os dados são do Sistema Estadual de Transplantes.

Só em novembro, foram 116 pessoas beneficiadas, com 71 rins, 35 fígados, três corações e dois pâncreas.

O Paraná é o Estado que mais aumentou o percentual de doadores de órgãos nos últimos anos. O número saltou de 6,8 doadores a cada um milhão de pessoas para 47,7 doadores, entre 2010 e 2018.

A média nacional é de pouco mais de 17 doadores para cada milhão.

Segundo a coordenadora do Sistema Estadual de Transplantes, Arlene Badoch, o Estado trabalha para manter um nível alto de capacitação das equipes médicas, viabilizando as doações. (Ouça o áudio abaixo)

De acordo com o Sistema Estadual de Transplantes, o Paraná foi o campeão no transplante de fígado e rim em 2018 e atualmente o Estado lidera o número de transplantes de rim no país.

A Central Estadual de Transplantes, mantida pelo Governo do Paraná, está localizada em Curitiba, mas há quatro Organizações de Procura de Órgãos, na capital, Londrina, Maringá e Cascavel. Estes centros trabalham na orientação e capacitação das equipes distribuídas em 67 hospitais do Paraná, que mantêm Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT).

Fonte: AEN