Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Diamante D’Oeste terá Semana Cultural Indígena a partir deste sábado (16)

  • 15/04/2016
  • Foto(s): JIE
Diamante D’Oeste terá Semana Cultural Indígena a partir deste sábado (16)
As comunidades Tekoha Itamarã e Tekoha Añetete, de Diamante D???Oeste (PR), apoiadas pela Itaipu Binacional, abrem neste fim de semana a programação prévia da 10ª edição da Semana Cultural Indígena. Neste sábado (16), a aldeia Tekoha Itamarã fará um churrasco de confraternização entre os indígenas. Já no domingo (17), toda a população está convidada para participar da Caminhada da Natuteza na aldeia Tekoha Añetete. As atividades prosseguem até quarta-feira (20), nas duas comunidades.

A Caminhada da Natureza na aldeia integra o circuito de eventos similares que ocorrem em todo o Estado. A atividade começa às 8h e é de graça. Quem quiser conhecer mais sobre as duas aldeias e visitar os dois locais, basta entrar em contato com os diretores das escolas indígenas das duas comunidades: Mauro Dietrich (45 9965-6210), da Escola Estadual Indígena Araju Porã (Itamarã) e Jairo Bortolini (45 8826-6426), do Colégio Estadual Indígena Kuaa Mbo???e (Añetete).

Oficialmente, a 10ª edição da Semana Cultural Indígena de Diamante D???Oeste começa para valer na segunda-feira (18), a partir das 9h, mas o fim de semana será uma mostra de como os indígenas estão se preparando para receber a população de fora. Em São Miguel do Iguaçu, a programação da 15º Semana Cultural Indígena da Comunidade Ocoy terminou nesta sexta-feira (15). ?? na educação que a aldeia está apostando para preservar os costumes e garantir a autonomia dos avás-guaranis. Acadêmicos indígenas cursam faculdade de Pedagogia e Letras e retornam para ocupar os espaços da escola local.

Proposta da Semana

A Semana Indígena tem como proposta divulgar a cultura avá guarani, povo que vive na região há mais de três mil anos, além de promover a troca de experiência entre indígenas e não indígenas.

Durante essas semanas, as aldeias da região preparam uma programação especial com exposições, apresentações culturais da tradição indígena, demonstração de como funciona a medicina natural e venda de artesanato.

Tradição

Desde 2003, Itaipu desenvolve o Programa Sustentabilidade Indígena, dentro do Programa Cultivando Água Boa (CAB), com ações para a melhoria da infraestrutura, fortalecimento da diversidade cultural, estímulo à formação de parcerias, segurança alimentar e nutricional ??? entre outras.

O projeto incentiva a produção familiar tradicional, que hoje vende o excedente da produção para o Programa Aquisição de Alimentos do Governo Federal (PAA); a criação de peixes em tanques-rede; a produção de mel; a geração de renda com a comercialização do artesanato tradicional, e apoio à construção de moradias, casas de reza e centros de artesanato.

Fonte: JIE

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533