106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Na manhã de ontem (16), a Polícia Civil do Paraná deflagrou uma ação policial, com o objetivo de desmantelar uma associação criminosa suspeita de fraudar licitações em 8 municípios do Paraná.
Ao todo, 37 mandados judiciais, sendo 11 de prisão temporária e 26 de busca e apreensão, foram cumpridos durante a operação. As buscas aconteceram nas cidades de Missal, Cascavel, Terra Roxa, Guaíra, Diamante do Sul, Pérola D’Oeste, Roncador e Catanduvas.
A suspeita é de que os crimes tenham acontecido primeiramente em contratos para a compra de peças de reposição para máquinas pesadas da Prefeitura de Missal. Os prejuízos causados aos cofres públicos ainda são calculados pela Polícia Civil. A delegada Rita de Cassia, responsável pela operação, destacou que só em Missal, pelo menos R$ 210 mil reais foram pagos indevidamente. A delegada explica como o esquema funcionava. (Áudio 1)
O empresário cascavelense Manuel Antônio Trindade, preso durante a operação, negou a participação em fraudes e se defendeu das acusações. (Áudio 2)
Julio Morbach, advogado do empresário detido, relata que o caso está sobre segredo de justiça e que, por isso ainda não teve acesso ao teor da investigação. (Áudio 3)
As investigações sobre as fraudes começaram em março e contam com o apoio da Receita Federal no Paraná e da 1ª Promotoria de Medianeira.
Em nota divulgada através das redes sociais, as prefeituras de Missal e Guaíra se colocaram à disposição da Policia Civil, para prestar os esclarecimentos que se fizerem necessários durante as investigações.
Leia a Nota de Esclarecimento da Prefeitura de Guaíra:
"O Município de Guaíra vem por meio deste informar que em relação a operação da Polícia civil que investiga caso de irregularidades na execução de uma empresa que possui contrato licitado com prefeituras da região, não teve acesso oficial a investigação, por tal razão não tem conhecimento exato do conteúdo.
Até o momento, dois servidores foram convidados a prestar depoimento em datas agendadas e o Município deixa claro que está a disposição para quaisquer esclarecimentos que se fizerem necessário."
Leia a Nota de esclarecimento da Prefeitura de Missal:
"A Administração Pública de Missal vem informar que foi tomada de surpresa na manhã desta quarta-feira, 16 de outubro, com a condução de servidores municipais supostamente envolvidos em irregularidades. Até este momento a Administração não dispõe de maiores informações, mas desde já antecipa que desconhecia qualquer irregularidade supostamente praticada por algum servidor municipal e que está colaborando com as investigações, além de providência internas no sentido de que os fatos sejam esclarecidos."
Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias no Whatsapp.
Fonte: TV Tarobá