Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Segundo integrante do MST ferido em confronto com a PM também é preso

  • 15/04/2016
  • Foto(s): Reprodução / RPC
Segundo integrante do MST ferido em confronto com a PM também é preso
O segundo integrante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ferido no confronto com policiais militares no dia 7 de abril em Quedas do Iguaçu, no sudoeste do Paraná, deixou o hospital na quinta-feira (14) e foi encaminhado para a carceragem da 15ª Subdivisão da Polícia Civil em Cascavel, no oeste, onde permanece preso nesta sexta (15). Em função do tratamento pelo qual ainda passa, o outro trabalhador sem-terra também preso cumpre prisão domiciliar e é monitorado por uma tornozeleira eletrônica.

De acordo com a delegada responsável pelo caso, Ana Karine Palodetto, ele não será ouvido novamente. O depoimento colhido ainda no hospital já está incluído do inquérito aberto pela Polícia Civil para apurar como se deu o enfrentamento e que deverá ser concluído até as 18h. O confronto vem sendo investigado ainda pela PM e pela Polícia Federal.

???Apesar de ter sido conduzido dentro da mais absoluta legalidade, o inquérito foi bastante tumultuado. E, mesmo várias vezes sendo chamados a depor, ao menos dez representantes do MST que testemunharam os fatos não compareceram à delegacia para depor. Procuramos colher o máximo de elementos possíveis para uma futura ação penal, se necessária, o que ficará a cargo do Ministério Público???, apontou a delegada.

Ainda segundo Ana Karine, o inquérito será encaminhado por meio de um escrivão da Polícia Civil ao promotor Marcelo Salomão Czelusnak, de Quedas do Iguaçu, que terá cinco dias para analisar o que foi apurado até agora.

???Neste prazo ele verá se os elementos são suficientes ou se serão necessárias novas diligências, inclusive uma possível reconstituição do caso. Se sim, o inquérito volta para mim e depois o promotor decide se encaminha denúncia à Justiça???, explicou ao adiantar que não foi possível concluir quem iniciou o confronto.

As versões sobre o ocorrido divergem. O MST afirma que as duas vítimas mortas foram atingidas "pelas costas" e que os sem-terra foram vítimas de uma emboscada feita por policiais militares e por seguranças contratados pela Araupel, empresa de reflorestamento que teve a propriedade invadida em 2014. Há divergência também entre as declarações dos dois trabalhadores sem-terra feridos.

Já a Secretaria de Segurança Pública do Paraná (Sesp) sustenta que o confronto ocorreu após dois policiais ambientais e um segurança da empresa Araupel seguirem até uma área de mata nativa que foi atingida por um incêndio criminoso.

Na quinta (14), o superintendente do Incra no Paraná, Nilton Bezerra Guedes, viajou para a cidade a fim de entregar ao MST a proposta da beneficiadora com o objetivo de reduzir o conflito agrário na região.

A tentativa de acordo prevê a permanência dos sem-terra na área desde que os trabalhadores da beneficiadora tenham acesso ao local e às plantações de pinus ao menos até que a Justiça conclua os processos abertos envolvendo as propriedades em disputa entre a Araupel e a União.

Manifestações

Nesta sexta-feira, manifestantes que protestam contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) e lembram os 20 anos o massacre de Eldorado dos Carajás (PA) demonstram ainda solidariedade às famílias dos dois integrantes do MST mortos no confronto do dia 7 de abril.

Várias estradas que cortam o estado foram bloqueadas no início da manhã e cancelas de praças de pedágio liberadas.

Fonte: G1

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533