Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

TJ prorroga mutirão carcerário para desafogar presídios no Paraná

O Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) prorrogou até o próximo dia 9 de agosto o mutirão carcerário realizado no estado.

TJ prorroga mutirão carcerário para desafogar presídios no Paraná

O Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) prorrogou até o próximo dia 9 de agosto o mutirão carcerário realizado no estado. A revisão da situação jurídica dos presos teve início no último dia 17 de julho. O objetivo é analisar milhares de processos e, consequentemente, abrir centenas de vagas para desafogar o sistema penitenciário do estado como explica o desembargador Ruy Muggiati, supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização (GMF) do Sistema Carcerário do Paraná. (Áudio 1)

Segundo Ruy Muggiati, nas avaliações são verificados o cumprimento de prazos legais para o andamento dos processos e as possibilidades de progressão de regime ou expedição de mandado de soltura e liberdade condicional, tudo com base na Lei de Execuções Penais. (Áudio 2)

Os mutirões carcerários são coordenados pelo Tribunal de Justiça do Paraná e contam com participação do Ministério Público e da Defensoria Pública. Neste ano a previsão é de verificação de mais de 3 mil processos de execuções penais.
Atualmente, o Paraná conta com cerca de 34 mil detentos, de acordo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).


Em relação aos presídios, o governador Ratinho Junior confirmou, no último mês de maio, que o Estado vai ampliar em até 6,3 mil o número de vagas no sistema prisional nos próximos anos.


Ainda em 2019, o governo promete inaugurar as obras da Cadeia de Campo Mourão, com 382 vagas, Centro de Integração Social Piraquara, com 216 vagas e a ampliação da Penitenciária Estadual de Piraquara II, com 501 vagas. Também estão previstas 501 novas vagas na ampliação da Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu I para 2020. No total, são nove obras em todas as regiões.

Fonte: CBN