Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Imagens mostram médico e prefeito abusando de pacientes

Imagens mostram médico e prefeito abusando de pacientes

Vídeos gravados no interior do consultório mostram o médico ginecologista José Hilson Paiva, de 70 anos, abusando sexualmente de diversas pacientes na cidade de Uruburetama, no interior do Ceará. A denúncia foi veiculada pelo programa Fantástico, da TV Globo, e as imagens mostram Paiva, que é prefeito da cidade, realizando procedimentos impróprios e considerados criminosos contra as vítimas.

O partido de Paiva, o PCdoB, decidiu na segunda-feira, 15, após a veiculação das denúncias, expulsá-lo dos quadros. A presidente da Câmara Municipal da cidade, Maria Stela Gomes Rocha, baixou o decreto legislativo 2/2019, afastando provisoriamente o acusado do cargo de prefeito, "até decisão final do processo que apura a denúncia por infração político-administrativa".

As denúncias contra o médico não são novas. De acordo com o programa, há relatos que datam da década de 1990 sobre supostos crimes de estupro cometido por ele. Os casos voltaram à tona após uma série de gravações mostrarem que o comportamento abusivo era recorrente.

A reportagem mostra vídeos de, pelo menos, 23 mulheres sendo abusadas e filmadas pelo próprio médico. À Globo, uma mulher afirmou ter sido abusada pela primeira vez aos 14 anos de idade e diz que só voltou à consulta porque ele era o único ginecologista da cidade.

Outra mulher disse que o médico usava a boca para examinar os seios, com o pretexto de verificar se havia secreção nas mamas. As gravações mostram ainda que Paiva posicionava as pacientes de costas para realizar exames, alegando que "era o procedimento". Em todos os vídeos, é possível perceber que o médico tratava suas pacientes por "bebê".

Especialistas da Associação Médica Brasileira assistiram aos vídeos sem os recursos de edição e afirmaram que Paiva claramente praticou o crime de abuso sexual.

O Sindicato dos Médicos do Ceará afirmou inicialmente ao jornal O Estado de S. Paulo que Paiva não era sindicalizado. Horas depois da publicação deste texto, o sindicato entrou em contato para corrigir a informação. Em nota, o órgão disse que o médico acusado de abusar sexualmente das pacientes em seu consultório está inscrito no sindicato desde 1978 e que o associado poderá perder seus direitos. "O sindicato acompanhará os trabalhos do conselho em relação a José Hilson Paiva e, após as deliberações sobre o caso, tomará as medidas cabíveis", declarou.

O presidente do sindicato, Edmar Fernandes, afirmou que o conselho tem 180 dias para o tomar uma posição definitiva, por exemplo, decidindo pela cassação do CRM dele. "Falando como cidadão, se há provas de que ele exerceu qualquer atitude criminosa, deve ser julgado e condenado como qualquer outro cidadão", considerou Fernandes.

A Sociedade Cearense de Ginecologia de Obstetrícia (Socego) e a Cooperativa dos Ginecologistas e Obstetras do Ceará (Coopego) declararam que repudiam com veemência o conteúdo dos vídeos divulgados. "A violência sexual tem efeitos devastadores nas esferas física, mental e social das vítimas. Além dos prejuízos à saúde, atinge toda a sociedade ao colocar o medo do estupro como um elemento cotidiano da vida das mulheres, podendo prejudicar seu pleno potencial de desenvolvimento e sua liberdade."

Carreira Política

José Hilson Paiva é integrante do partido PCdoB do Ceará. De 2012 a 2016, foi vice-prefeito de Uruburetama e, em 2018, foi eleito prefeito para administrar o município até 2020.

Esta não é a primeira vez que Paiva é acusado pelos crimes de abuso sexual e estupro. De acordo com Andreia Oliveira, membro da direção executiva do PCdoB do Ceará, foi em 2018 que apareceram as primeiras denúncias e, diante disso, o partido decidiu pelo afastamento do integrante.

"Mas existe uma questão estatutária que diz que todo e qualquer filiado tem direito à defesa; o partido não pode simplesmente expulsar. Naquele momento, decidimos pelo afastamento e dar início a um processo que caminhava para a expulsão, com a necessidade de ouvi-lo", afirmou Oliveira. "Esse processo acabou há pouco tempo e hoje (segunda-feira, 15) à tarde, diante das novas denúncias, o PCdoB se reuniu e decidiu novamente pela expulsão."

No Conselho Federal de Medicina, José Hilson Paiva não tem registro de especialidade e área de atuação. Há um ano, após divulgação de filmagens de sexo e de estupro entre o médico e pacientes, o marido de uma das mulheres que aparece na gravação morreu após ver o vídeo. Ele passou mal e foi encaminhado ao hospital da cidade, mas não resistiu.

Fonte: Bem Paraná