Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Governo do Paraná revisa normas de licenciamento na agropecuária

Modernização da legislação sobre licenciamento ambiental para piscicultura, avicultura, suinocultura e bovinocultura foram temas de debate

Governo do Paraná revisa normas de licenciamento na agropecuária

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo promoveu, na última semana, em Toledo, Oeste do Estado, um encontro para discutir várias alterações na legislação para desburocratizar o processo de licenciamento ambiental na área agropecuária.

Participaram diretores e técnicos da secretaria, escritórios regionais do Instituto Ambiental do Paraná e das cooperativas C. Vale, Frísia, Lar, BRF, Copacol e Coopavel. O objetivo foi a revisão das portarias e resoluções de licenciamento ambiental dos setores de suinocultura, avicultura, bovinocultura e piscicultura para tornar os processos mais ágeis.

Segundo o secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Márcio Nunes, as adequações para tornar a tramitação dos processos mais rápida é para facilitar a vida dos produtores rurais do Estado. (Ouça o áudio Márcio Nunes abaixo)

Uma das mudanças propostas é a adequação de uma normativa que estabelece as características e critérios para o licenciamento ambiental da suinocultura. O secretário ressaltou que exigir que um suinocultor que deseja ampliar a quantidade de animais, sem construir novas instalações, precise fazer licença prévia, de instalação e de operação, aumenta custos, serviços e tempo para liberação.

Segundo o diretor de Avaliação de Impacto Ambiental e Licenciamentos Especiais da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Turismo, José Volnei Bisognin, todos os procedimentos de licenciamento serão revistos, sempre dentro de uma segurança jurídica. (Ouça o áudio José Bisognin abaixo)

O diretor afirmou, ainda, que a participação dos técnicos do IAP, da iniciativa privada e das cooperativas no encontro em Toledo foi importante para avaliar as propostas de modernização da legislação.

Fonte: Com informações AEN