Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Pato Bragado confirma primeiro caso de dengue de 2019

  • 18/04/2019
  • Foto(s): Divulgação
Pato Bragado confirma primeiro caso de dengue de 2019

Apesar de todas as recomendações em torno dos cuidados indispensáveis para a eliminação dos criadouros do mosquito transmissor da dengue, casos confirmados da doença se espalham em toda região. 

Em função disso, as Secretarias de Saúde dos municípios da comarca estão realizando campanhas, arrastões e mutirões de limpeza com a finalidade de eliminar locais propícios à proliferação do mosquito transmissor. 

Assim como Marechal Cândido Rondon, Mercedes e Quatro Pontes, Pato Bragado tem caso confirmado da doença e outros em investigação. 

De acordo com a enfermeira da Unidade Básica de Saúde, Fernanda Regina Brod, está ocorrendo a busca ativa para verificar se o caso é autóctone ou importado, uma vez que o paciente é conveniado e a consulta foi realizada em hospital na cidade de Marechal Cândido Rondon. “Além disso, quatro familiares iniciaram com sintomas e também já estamos realizando a busca ativa e sorologia”, revela.

A enfermeira declara que ontem (17), foi realizado o atendimento de um paciente com sintomas e, imediatamente, providenciada a sorologia. “A princípio estamos com esses casos em andamento, ou seja, um positivo e cinco em investigação”, aponta.

Fernanda solicita à população para que redobre os cuidados com água parada em lotes e quintais. Também no caso de sintomas como febre, náuseas e vômito, forte dor de cabeça, moleza, dores no corpo e atrás dos olhos e manchas avermelhadas na pele para que procurem a unidade de saúde. “Se confirmada a suspeita será realizada a sorologia e notificação, e informado o setor de Endemias para a busca ativa e trabalho de eliminação do mosquito”, conclui. 

Fonte: Geovani Canabarro c/ inf. Assessoria

Cidades relacionadas