Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Governo do Paraná vai comprar 500 mil doses de vacina contra a dengue

  • 04/04/2016
  • Foto(s): Elza Fiúza/Agência Brasil
Governo do Paraná vai comprar 500 mil doses de vacina contra a dengue
O governo do estado anunciou que pretende comprar 500 mil doses de vacina contra a dengue de uma empresa francesa. A aplicação deve começar a partir de junho e a prioridade é proteger a população que mora nas cidades que estão em situação de epidemia da doença.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), a vacina, produzida na França e aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), não faz parte do calendário do Sistema ??nico de Saúde (SUS) e, por isso, o estado vai comprar as doses com recursos próprios direto do fabricante.

A Sesa informou que reservou R$ 25 milhões para a compra das vacinas. O estado aguarda uma definição da Anvisa em relação ao preço que poderá ser praticado pelo fornecedor para as doses. A expectativa é de que o valor seja divulgado em um mês.

No primeiro momento, apenas pessoas entre nove e 45 anos receberão as doses da vacina, porque, de acordo com a Sesa, é a faixa etária na qual a vacina é mais eficiente. Cada pessoa receberá três doses, que serão aplicadas de seis em seis meses.

A Secretaria de Saúde informou que a vacina garante imunidade em pelo menos 66%, protegendo contra quatro subtipos de vírus da dengue ??? DENV1, DENV2, DENV 3 e DENV 4. O estado ainda acredita que vai diminuir o número de casos graves da doença e a necessidade de hospitalização. Essa vacina não garante imunidade ao vírus da Zika e à Chikungunya.

Vacina gripe

Além do anúncio sobre a compra das vacinas da dengue, a Sesa informou que a campanha de vacinação contra a gripe começará em 25 de abril no estado. A campanha nacional deve começar apenas em 30 de abril.

O Paraná deve receber 48% do total de doses previstas para todo o período de imunização até o início da campanha. O restante virá em lotes enviados semanalmente pelo Ministério da Saúde. A campanha de imunização será concluída até 20 de maio, quando 2,9 milhões de pessoas devem ser imunizadas no estado.

Terão direito à vacina gratuita idosos com mais de 60 anos, crianças que tenham entre seis meses e menos de cinco anos, gestantes, mulheres com pós-parto de até 45 dias, doentes crônicos, profissionais de saúde, indígenas, trabalhadores e detentos do sistema prisional.

A vacina demora pelo menos duas semanas para fazer efeito e ela é eficaz contra três tipos do vírus da gripe que mais circulam no país, como o Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B. Em adultos, a dose é única, já para as crianças são aplicadas duas doses.

Fonte: G1

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533