Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Estudantes da Unila ocupam reitoria e exigem contratação de professores

  • 29/03/2016
  • Foto(s): Divulgação
Estudantes da Unila ocupam reitoria e exigem contratação de professores
Os estudantes do curso de Serviço Social da Unila ocuparam a reitoria da universidade, na manhã desta terça-feira (29).

Com buzinas, aptos e muito barulho eles exigiram a contratação de professores que já passaram pelo concurso, mas ainda não foram nomeados.

Os estudantes afirmam que desde o dia 17 de março, estão buscando respostas da instituição, mas sem sucesso até o momento.

As duas turmas do curso definiram por uma greve e por isso não estão participando das aulas específicas da graduação.

Os acadêmicos ainda afirmam que já tentaram uma solução e que comunicaram a reitoria sobre a falta de aulas, por meio de uma carta aberta.

O documento foi postado em uma página criada pelos estudantes.

Confira na íntegra:

CARTA ABERTA ??? CENTRO ACAD??MICO DE SERVI??O SOCIAL

Nós, acadêmicos regularmente matriculados no curso de Serviço Social da Universidade Federal da Integração Latino-Americana ??? UNILA, aqui representados pelo Centro Acadêmico de Serviço Social, vimos por meio desta CARTA ABERTA informar que desde o dia 17 de março do corrente ano, em Assembleia Geral, acatamos greve estudantil para a disciplina de Oficinas de Formação Profissional I: Serviço Social e Realidade Social tendo em vista que torna-se necessário dividir os alunos em duas turmas devido a mesma ser uma disciplina teórico-prática, e metade dos discentes foram prejudicados por não haver professores para as duas turmas, ficando apenas a Turma 01 um com docente.

O curso de Serviço Social inicia sua segunda turma e, mesmo diante de um quadro de quase 100 (cem) alunos, o semestre começa com um déficit de docentes. Estamos indo para o terceiro semestre do curso com apenas duas professoras especializadas na área. O concurso já foi feito, os profissionais só precisam ser nomeados, estamos aguardando isso desde outubro do ano passado.
O curso de Serviço Social conta, atualmente, com 04 (quatro) componentes da matriz curricular sendo ofertados sem professores para ministra-los. 

As turmas do primeiro e terceiro período ficaram prejudicados, repetindo-se a situação de precarização do ensino superior que aconteceu no semestre 2015.2 por ausência de professor na disciplina de Questão Social e Serviço Social devido demora da instituição em nomear a professora que ficou em primeiro lugar no concurso e a disciplina está em reoferta no atual semestre, sobrecarregando o corpo discente.

Os componentes ofertados atualmente e que encontram-se sem professores são 1) Oficinas de Formação Profissional I: Serviço Social e Realidade Social 2) Trabalho e Sociabilidade 3) Serviço Social e Saúde na América Latina e 4) Serviço Social e Pensamento Social Moderno.

Nossa greve é representativa e de total legalidade, frente à negligencia da PROGEPE para a nomeação dos professores aprovados no EDITAL PROGEPE Nº 152 DE 02 DE OUTUBRO DE 2015 que completarão o mínimo necessário para dá finalidade harmoniosa ao semestre letivo 2016.1. Como Centro acadêmico do Curso do Serviço Social, reivindicamos a urgência da nomeação dos referidos professores e declaramos estado de emergência educativa dentro do curso de Serviço Social. 
Declaramos que nossa greve somente será suspensa quando os docentes assumirem as disciplinas.

Os estudantes permanecem na reitoria e afirmam que só sairão quando o problema for resolvido. A assessoria de comunicação da Unila deve emitir uma nota com o posicionamento da instituição, nas próximas horas.

Fonte: Massa News

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533