Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Cida Borghetti deixa decisão sobre reajuste de servidores para Ratinho Jr

Cida Borghetti deixa decisão sobre reajuste de servidores para Ratinho Jr

A governadora Cida Borghetti (PP) resolveu deixar a cargo de seu sucessor, o governador eleito Ratinho Júnior (PSD), a decisão sobre o reajuste salarial dos servidores públicos estaduais. A informação foi repassada ontem pelo secretário de Estado do Trabalho, Paulo Rossi, aos dirigentes do Fórum das Entidades Sindicais (FES).

Em julho, Cida encaminhou à Assembleia uma proposta de reajuste de 1% para o funcionalismo público estadual – que está há mais de dois anos sem aumento. Na época, já às vésperas da campanha, um grupo de deputados – incluindo o próprio Ratinho Jr e o bloco PSD/PSC, que ele integra – apresentou emenda para elevar o índice de aumento para 2,76%, o equivalente à inflação de abril de 2017 a maio de 2018. O argumento era garantir isonomia aos servidores, já que o Tribunal de Justiça, Ministério Público, Tribunal de Contas, Defensoria Pública e a própria Assembleia haviam proposta esse porcentual para seus próprios funcionários.

Cida então retirou o projeto de reajuste para os servidores do Executivo, alegando que retomaria a discussão após as eleições. A Assembleia chegou a aprovar o reajuste de 2,76% para os funcionários dos demais poderes, mas a governadora vetou.

Segundo as informações de Paulo Rossi, a governadora voltou atrás na promessa que fez durante a campanha eleitoral sob a alegação de que houve um acordo com o governador eleito para que todo e qualquer projeto seja submetido a equipe de transição, que começa a trabalhar no próximo dia 19. O FES já havia protocolado ofício solicitando audiência com a equipe de transição e diz que intensificará a cobrança junto aos interlocutores de Ratinho Jr.

Na próxima terça-feira, os sindicatos vão acompanhar a tramitação das emendas ao Orçamento do Estado para 2019, na Assembleia, articular um encontro com Ratinho Junior e avaliar a situação. Participaram da reunião pela coordenação do FES, o presidente do Sindiseab, Donizétti Silva, o presidente da APP-Sindicato, professor Hermes Leão, o presidente do Sindarspen, Ricardo Miranda, e o economista do FES, Cid Cordeiro.

Fonte: Bem Paraná