Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Após 11 meses de embargo, Rússia vai voltar a comprar carne suína brasileira

Após 11 meses de embargo, Rússia vai voltar a comprar carne suína brasileira

O anúncio de retomada das importações de carne do Brasil pela Rússia veio em boa hora para as empresas brasileiras do setor. Os embarques de carne suína produzida no Brasil com destino ao país estavam suspensos desde novembro de 2017 devido à presença de ractopamina em produtos de origem animal de plantas frigoríficas brasileiras. O uso do aditivo alimentar é permitido no Brasil e nos Estados Unidos, mas é proibido na Europa e na Ásia.

Segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal, desde o embargo, a Rússia deixou de importar do Brasil mais de 230 mil toneladas, em torno de 40% de tudo o que o país teria exportado no período, tendo como referência as exportações realizadas entre janeiro e outubro de 2017. 

Em nota a BRF informou que a retomada das importações de carne suína brasileira pela Rússia é muito positiva para todo o setor de proteína animal. A empresa segue em tratativas com as autoridades russas para reabilitação de suas plantas e manterá o mercado informado sobre eventuais desdobramento.

Não se sabe, no entanto, o impacto do anúncio para a unidade da BRF em Toledo. Por aqui, pelo menos dois mil funcionários tiveram férias a partir de julho em razão da interrupção das exportações de aves para a União Européia e a necessidade da empresa de adaptações no planejamento de produção.

Fonte: Catve