Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Febre Aftosa: 9,3 milhões de animais devem ser vacinados no Paraná

Febre Aftosa: 9,3 milhões de animais devem ser vacinados no Paraná

Começou no dia 1° e se estende até o dia 30 de novembro em todo o Paraná, a vacinação de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa. Nesta etapa, todo o rebanho paranaense deve ser vacinado, atingindo 9,3 milhões de cabeças. De acordo com a Agencia de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR), a região de Toledo conta com um rebanho de aproximadamente 320 mil animais, distribuídos em mais de 11 mil propriedades rurais.


José Carlos Pereira, médico veterinário da ADAPAR salienta que esta é a dose de reforço da campanha e todos os criadores deverão vacinar e comprovar a vacinação até o dia 7 de dezembro. Ele lembra que o produtor que não vacinar o rebanho está sujeito à multa que varia de acordo com o número de animais. (áudio abaixo)


Na última semana o Departamento de Saúde Animal (DSA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento aprovou o pedido do estado do Paraná de antecipar para novembro do próximo ano a retirada da vacinação contra a febre aftosa. Segundo o DSA, na campanha de vacinação de maio do ano que vem, os criadores do Paraná ainda deverão vacinar todo o rebanho com idade até 24 meses, e a partir de outubro, o ministério deverá determinar restrições à entrada de animais de outros estados no Paraná, com exceção de Santa Catarina.

Atualmente o Paraná conta com 33 postos de fiscalização em funcionamento em suas fronteiras.

Fonte: Adapar