Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Bebê leva 25 pontos na cabeça ao ser cortada com bisturi em cesárea

No momento da retirada da bebê da barriga, pai informou à obstetra que havia um corte no lado direito da cabeça da criança causado pelo bisturi

Bebê leva 25 pontos na cabeça ao ser cortada com bisturi em cesárea

Uma recém-nascida levou 25 pontos na cabeça ao ser cortada com o bisturi durante a realização de uma cesariana na Santa Casa de Araçatuba, interior de São Paulo.

No momento da retirada da bebê da barriga, o pai, que assistia ao parto, informou à obstetra que havia um corte no lado direito da cabeça da criança provocado pelo bisturi.

O pai relata que, imediatamente, a bebê foi encaminhada a um cirurgião pediatra que fez a sutura de 25 pontos. A criança teve alta seis dias depois, junto com a mãe, que se recusou a sair do hospital sem a filha.

A mãe havia dado entrada no hospital no dia 27 de agosto com 38 semanas e cinco dias de gravidez, pois no dia anterior havia perdido líquido aminiótico. O boletim de ocorrência foi feito somente na última sexta-feira (19).

Na chegada ao hospital, foram realizados exames que constararam a possibilidade de parto normal. No entanto, segundo informou o pai, o médico pediu a internação da mãe e decidiu pelo parto cesariana. A cesariana foi realizada pela ostetra Mariana Morette Giampietro.

A Santa Casa de Araçatuba confirma que "lamentavelmente ocorreu o acidente", mas afirma que o corte foi ocasinado pelo fórceps e não pelo bisturi. Fórceps é um instrumento utilizado para auxiliar a retirada da criança da barriga geralmente em partos normais, quando há difculdade ou risco para a mãe ou à criança.

"Foi um parto cesáreo em que a bebê estava em posição que impediu a retirada por procedimento manual, sendo necessário o auxílio de um fórceps, equipamento utilizado em circunstâncias que representem risco à vida da gestante e ao bebê", afirmou o hospital por meio de nota.

Segundo o hospital, durante o procedimento ocorreu um corte acidental no couro cabeludo da bebê. "De imediato, a criança passou por exame de tomografia computadorizada que constatou tratar-se de lesão superficial sem trauma e comprometimento do cérebro".

"A área atingida foi suturada e a bebê permaneceu alguns dias internada em observação e para receber medicações necessárias à prevenção de infecção. Recebeu alta em boas condições clinicas", completou, por meio de nota.

Fonte: Deborah Giannini/R7/Michele Bacelar/RecordTV