Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Relógios de celular e de computador ???erram??? horário de verão e se adiantam sozinhos

Oficialmente, o horário de verão neste ano só começa no dia 4 de novembro.

Relógios de celular e de computador ???erram??? horário de verão e se adiantam sozinhos

Oficialmente, o horário de verão neste ano só começa no dia 4 de novembro. Mas, neste domingo (21), os relógios de alguns celulares, de computadores e até de operadoras de TV por assinatura amanheceram uma hora adiantados. Eles pularam automaticamente para 1 hora quando deu meia-noite.

Não é a primeira vez que isso acontece. Na última segunda-feira (15), alguns aparelhos com sistema iOS se adiantaram e acordaram seus donos uma hora mais cedo. O erro ocorreu de domingo para segunda (14 para 15) porque foi exatamente no dia 14 de outubro que o horário de verão começou no ano passado.

Nas redes sociais, a mudança errada tornou-se um dos assuntos mais comentados. A maioria reclamava que havia acordado uma hora mais cedo sem necessidade em pleno domingo. “Geral no ônibus indo trabalhar reclamando que dormiu uma hora a menos, porque o celular de alguns mudou pro horário de verão”, dizia um internauta no Twitter. “Na boa... bugar a hora do celular durante a semana é aceitável. Até me ajudaria a acordar uma hora não cedo. Mas antecipar o horário de verão e bugar a hora do celular no domingo é sacanagem”, afirmava outro.

Quando muda

Tradicionalmente, o horário de verão começa à meia-noite do terceiro domingo de outubro, mas neste ano o início foi adiado para 4 de novembro – primeiro domingo após o segundo turno das eleições. A determinação foi dada pelo presidente Michel Temer ainda no final do ano passado. A data chegou a ser novamente postergada, para 18 de novembro, em razão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no próximo mês, mas o governo recuou da decisão e manteve o dia 4 de novembro. O novo horário durará cerca de três meses, até o dia 16 de fevereiro de 2019.

No horário de verão, os relógios devem ser adiantados em uma hora. O horário é adotado nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.

Fonte: Geovani Canabarro/Bem Paraná