Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Rádio Itaipulândia 92,3 FM

92,3 FM

Rádio Itaipulândia

Veja todas as Rádios

Surto de sarna: prefeitura emite nota de esclarecimento

  • 08/10/2018
  • Foto(s): Assessoria
Surto de sarna: prefeitura emite nota de esclarecimento

A Prefeitura de Terra Roxa, no oeste do estado, emitiu uma nota sobre um surto de escabiose na região. O comunicado faz um esclarecimento sobre notícias falsas e sobre a situação da doença registrada no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Girassol. 

Nas redes sociais, foram registrados comentários sugerindo omissão de casos e de atendimento por parte do município, criticando as secretarias municipais de saúde e educação. A nota rebate essas informações, e assegura que todas as medidas necessárias estão sendo tomadas para o tratamento. 

A infecção de escabiose foi registrada na última semana, quando os sintomas foram identificados em alunos e servidores do CMEI Girassol. As aulas foram suspensas e o local foi interditado. Outros casos foram registrados em outras instituições de ensino, mas, de acordo com a prefeitura, sem necessidade de suspensão de aulas ou interdição dos locais. A Vigilância Sanitária foi acionada para fazer a desinfecção dos ambientes e a Secretaria de Saúde ofereceu atendimento médico. Remédios específicos para o tratamento da doença também foram distribuídos. 

A escabiose, popularmente conhecida por sarna, é uma doença de pele, causada pelo ácaro Sarcoptes scabei. Facilmente transmitida entre pessoas através de roupas ou toalhas, por exemplo, causa coceira intensa e vermelhidão. A doença tem cura e o tratamento é simples, geralmente com uso de remédios e evitando contato direto com a pele infectada, para evitar a transmissão.  

No caso de objetos que tiveram contato com pessoas infectadas, é sugerido que se mantenha fechado em sacos plásticos por pelos menos 15 dias. Dessa forma, os ácaros responsáveis pela infecção enfraquecem e morrem. Carpetes e móveis estofados podem ser limpos com aspirador de pó.

Fonte: Assessoria

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)9982-99557