Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Paraná deve antecipar para 2019 fim da vacinação contra a febre aftosa

Paraná deve antecipar para 2019 fim da vacinação contra a febre aftosa

O Paraná deve antecipar de 2021 para maio de 2019 a retirada da vacinação contra a febre aftosa, de acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Segundo a pasta, atualmente o Paraná tem rebanho de 9,5 milhões de bovinos.

Para isso, conforme o Mapa, o estado precisa resolver "pequenas inconformidades verificadas", como a necessidade de melhorias em postos fiscais.

O diretor do Departamento de Saúde Animal (DSA) do Mapa, Guilherme Marques, disse que o ministério enviará, ainda em outubro, o relatório das inconformidades encontradas em duas auditorias feitas neste ano para autoridades sanitárias do estado.

Caso o ministério aceite as correções providenciadas, o estado será autorizado a começar a retirada da vacinação, em sete meses, juntamente com o Acre, Rondônia, parte do Amazonas e de Mato Grosso.

Em relação ao Paraná, o ministério diz considerar possível a antecipação. O Mapa cobra também a estruturação dos postos fixos de entrada e saída de animais nas divisas do estado, bem como o controle de trânsito para garantir que os animais, produtos e subprodutos estão sendo fiscalizados.

Fonte: g1