Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Base da operação Ágata está instalado em Santa Terezinha de Itaipu

  • 27/09/2018
  • Foto(s): Assessoria
  • Policial
Base da operação Ágata está instalado em Santa Terezinha de Itaipu

O Ministério da Defesa está realizando a Operação Ágata Graal, composta por ações conjuntas das Forças Armadas, órgãos de segurança pública federais, estaduais e municipais. A operação tem o objetivo de, além de aumentar a presença do estado na região fronteiriça, combater os ilícitos nacionais e transnacionais, como narcotráfico e contrabando de armas e munições.

Uma das bases da operação está situada em Santa Terezinha de Itaipu. O Complexo Esportivo Liberalino Benedet no Bairro Santa Mônica abriga 300 soldados do Exército Brasileiro do 34º Batalhão de Infantaria Mecanizada de Foz do Iguaçu. No comando da tropa está o Coronel do Exército Costa Bastos, responsável pela operação de Foz do Iguaçu até Medianeira margeando a BR 277 e até Itaipulândia margeando o lago de Itaipu. Segundo o Comandante da Operação Santa Terezinha de Itaipu foi escolhida por estar muito bem posicionada geograficamente, além de sempre receber o Exército de Braços abertos quando solicitado suas instalações. “Além da grande acolhida que a cidade tem nos dado através da prefeitura municipal, ela está localizada no centro da minha área de operações, isso facilita a comunicação, controle e deslocamento das tropas e do comando”, afirmou o coronel Bastos.

O Coronel elogiou as instalações cedidas ao Exército para realizar suas ações. “Fomos muito bem recebidos e atendidos, as instalações que foram colocadas ao nosso dispor comportam muito bem nossas tropas, pois no momento que não estão em operação, dispõe de um excelente lugar para se abrigar e descansar”, afirmou. O comandante agradeceu ainda à prefeita em exercício Neide Mariot Corrente por disponibilizar as instalações do município ao Exército Brasileiro.

A operação Àgata Graal ocorre ao longo da faixa de fronteira dos estados de Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS), Paraná (PR) e Santa Catarina (SC), e conta com o envolvimento da Marinha do Brasil (MB), do Exército Brasileiro (EB) e da Força Aérea Brasileira (FAB), além dos órgãos de segurança pública e de fiscalização, como o Departamento de Polícia Federal (DPF), Departamento da Polícia Rodoviária Federal (DPRF) e das Policias Civil e Militar dos Estados e Municípios e não tem data prevista para terminar.

A Operação conta com mais de 3 mil militares e civis envolvidos, além de apoio de viatura e blindados terrestres, ela soma mais de 30 aeronaves de asas fixas e rotativas e 14 embarcações fluviais.

Fonte: Assessoria