Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Paraguai é o quinto maior destino das exportações do PR

Depois de dois meses seguidos de queda, o Índice de Confiança da Indústria de Transformação do Paraná voltou a crescer

Paraguai é o quinto maior destino das exportações do PR

No segmento da indústria, o setor alimentício do oeste do Paraná se destaca nas exportações, que correspondem com praticamente 20% do PIB da região.

Para o Economista e Doutor em Desenvolvimento Regional, Jandir Ferreira de Lima, a soma de confiança + espaço no mercado é igual a crescimento. As carnes e os grãos do Paraná já conquistaram o gosto dos asiáticos, a China por exemplo, corresponde hoje por cerca de 20% dos destinos das exportações paranaenses. Mas outro país que está conquistando espaço é o Paraguai, que hoje é o quinto maior parceiro comercial do Paraná, segundo dados do MDIC (Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços). No primeiro semestre deste ano, as exportações para este destino somaram US$ 291 milhões de dólares, conforme afirma Jandir Ferreira. (áudio abaixo)

A economia do país passa por momentos difíceis. Depois de dois meses seguidos de queda, o Índice de Confiança da Indústria de Transformação do Paraná voltou a crescer. Subiu +3,9 pontos em agosto, após cinco meses de queda consecutiva, ficando em 51,6 pontos, numa escala que vai até 100.

Fonte: cbn