Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Incêndio atinge o Parque Nacional de Brasília

Incêndio atinge o Parque Nacional de Brasília

Um incêndio de grandes proporções atingiu o Parque Nacional de Brasília na tarde deste domingo (16). Até as 17h30, as primeiras equipes do Corpo de Bombeiros ainda tentavam acessar a área de mata fechada, e não havia estimativa de prazo para extinguir as chamas.

A causa do fogo é desconhecida. De acordo com a corporação, a área queimada fica perto do Regimento de Cavalaria de Guarda do Exército e de um hipermercado. Até as 17h30, não havia relato sobre vítimas ou construções atingidas pelo fogo.

Fogo e seca

A baixa umidade relativa do ar nesta época do ano, na região central do país, favorece a ocorrência de incêndios. No início do mês, o G1 mostrou que o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal tinha recebido 135 chamados desse tipo em 48 horas.

Entre janeiro e a primeira semana de setembro, os incêndios florestais já tinham consumido cerca de 2,3 mil hectares de vegetação na capital. O número equivale ao triplo da área ocupada pela região de Águas Claras, por exemplo.

Apesar do número alto, as estatísticas são menores do que em comparação com 2017. No ano passado, houve 4.904 ocorrências e uma área queimada de 6.895,33 hectares. De acordo com os bombeiros, isso se deve ao volume intenso de chuva que caiu em agosto, o que ajudou a reduzir a quantidade de ocorrências.

Fonte: g1