106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Com o fim do período do vazio sanitário, onde está proibido o cultivo ou a presença de plantas vivas de soja em qualquer fase de desenvolvimento em um período de 90 dias para combater a ferrugem asiática, agricultores da nossa região iniciaram o plantio da safra de verão 2018/2019, considerada a principal safra de grãos do estado.
O plantio inicia no mesmo período em que a colheita do milho safrinha está sendo encerrada na região e está sendo iniciada a colheita do trigo.
De acordo com o técnico do Deral – Departamento de Economia Rural da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento, JJ Pértile, na regional de Cascavel, que atende 28 municípios de nossa região, a expectativa de produção é de 2 milhões e 70 mil toneladas. (Ouça o áudio JJ Pértile 1)
Ainda de acordo com o técnico do Deral, a baixa umidade não está interferindo na produtividade da região. (Ouça o áudio JJ Pértile 2)
De acordo com o Deral, se o clima colaborar, a colheita deve registrar 832 mil toneladas de grãos a mais do que na safra passada. Dos seis milhões de hectares de área que será plantada neste verão, 91% serão ocupados pela soja, cultura estável que se consolida como a principal do Paraná nesta época do ano. O Deral estima um volume de 19 milhões e 600 mil de toneladas para a safra de soja da temporada 2018/2019.
Fonte: Gerson Kaiser com informações CBN Cascavel