Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Grupo de refugiados da Venezuela chega na próxima terça ao Paraná

Grupo de refugiados da Venezuela chega na próxima terça ao Paraná

Goioerê recebe na próxima terça-feira (28), através da unidade das Aldeias SOS, um grupo composto por 60 refugiados venezuelanos. Eles ficarão abrigados na chácara da Aldeia, nos fundos do Jardim Colina Verde.

A vinda dos refugiados já gera controvérsias e divide opiniões na cidade. Enquanto uma grande parte da população pensa no aspecto solidário com um povo que saiu de seu país para buscar condições melhores de sobrevivência; outros imaginam que os venezuelanos poderão utilizar de serviços e empregos que hoje já são escassos aos goioerenses.

A chegada dos refugiados da Venezuela a Goioerê não afeta somente a entidade que fará o acolhimento. Eles demandarão uma série de outros serviços, como saúde, educação, entre outros.

O acolhimento de refugiados irá demandar, além do acolhimento, acompanhamento psicológico, aulas de português e treinamento profissional, a fim de que possam se integrar à comunidade e buscar recomeçar a vida no Brasil.

Por isso, na sexta-feira (24) foi realizada uma reunião na Secretaria de Assistência Social, com todos os organismos envolvido. No encontro, a assessoria jurídica da Prefeitura salientou que a administração não dispõe de recursos financeiros e de serviços públicos para fornecer atendimento aos imigrantes, devido principalmente ao pouquíssimo tempo de elaborar um planejamento a respeito.

Conforme informações repassadas na reunião, o convênio firmado prevê que os recursos para manter os refugiados serão provenientes do Governo Federal, em parceria com a Aldeia SOS. O grupo de 60 pessoas será formado por famílias que, conforme exposto na reunião, possuem formação escolar de nível superior e boa saúde, inclusive com vacinação em dia.

Mesmo com as informações de que haverá recursos federais para a manutenção dos venezuelanos, a Prefeitura de Goioerê está solicitando informações do Governo Federal sobre a remessa de refugiados ao município, já que não houve nenhuma consulta prévia às autoridades locais.

Fonte: O Bem Dito