Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Rádio Itaipulândia 92,3 FM

92,3 FM

Rádio Itaipulândia

Veja todas as Rádios

Autores de crimes contra a mulher são presos no Paraná

Cerca de 100 mandados judiciais contra autores de crimes como feminicídio, homicídio e lesão corporal estão sendo cumpridos em diversas cidades

  • 24/08/2018
  • Foto(s): Polícia Civil
  • Policial
Autores de crimes contra a mulher são presos no Paraná

Cerca de 100 mandados judiciais contra autores de crimes como feminicídio, homicídio e lesão corporal estão sendo cumpridos desde o início desta sexta-feira (24), em diversas cidades do Paraná. Até o momento, 51 pessoas foram presas e armas apreendidas – sendo uma espingarda. A ação faz parte da Operação Cronos, coordenada pelo Conselho Nacional dos Chefes de Polícias Civis (CONCPC) e apoiada pelo Ministério da Segurança Pública (MSP).

O coordenador da operação no Paraná, Hamilton da Paz, afirmou que o Paraná está entre os primeiros estados no número de mandados já cumpridos. “Esses mandados por feminicídio estavam pendentes pois logo no momento em que o fato ocorre, o autor já foge e esses mandados ficam a serem cumpridos. A intenção é retirar de circulação autores destes tipos de delito contra gênero”, disse.

De acordo com a delegada da coordenadoria, Márcia Marcondes, o principal foco dos mandados é a violência contra a mulher, porém, o número de mandados em aberto por feminicídio é menor, pois eles geralmente são cumpridos entre três ou quatro dias após o crime. “Entretanto, existem outras condições como ameaça e lesão corporal envolvendo a Lei Maria da Penha. Nós temos várias formas em que as mulheres são agredidas, sendo o maior índice com arma branca. Além disso, temos situações em que a mulher é atingida por algum tipo de elemento corrosivo: fogo, ácido, água quente”, explicou.

Marcondes afirmou, ainda, que o número de mandados por violência contra mulher representa cerca de 80% do total, enquanto o feminicídio detêm 10% de todos os mandados de prisão em aberto. Além disso, a operação cumpre, ainda, mandados por crime contra gênero envolvendo homossexuais. “Porém é um percentual bem menor, mas não sei se pela não ocorrência, ou por não nos procuraram com Boletim de Ocorrência”.

A delegada lembrou, ainda, que as mulheres vítimas de violência não estão sozinhas e podem encontrar apoio nas autoridades. “Estamos aqui para apoia-la não só na situação criminal. Temos uma rede de proteção à mulher que envolve não só a delegacia, mas Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), postos de saúde... que ela não fique sozinha. Se chegou na situação criminal, a polícia irá atender, e se não chegar, pode haver uma reversão”, reafirmou.

Além das 51 prisões já efetuadas em todo o Paraná, mandados de busca e apreensão foram cumpridos e resultaram na apreensão de cinco armas e pequenas porções de drogas. 

Fonte: massanews com Polícia Civil