106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Foram confirmadas nesta semana 93 mortes por gripe no estado, em mais um boletim divulgado Secretaria de Estado da Saúde.
O relatório, que traz dados da última semana, aponta que três novas mortes pela doença foram confirmadas, sendo elas nas cidades de Rolândia, no norte do estado, Juranda e Campo Mourão, ambas no centro-oeste, sendo uma em cada município.
Ao longo de 2018 já foram registrados 577 casos no Paraná. Os números são preocupantes, segundo o Diretor do Centro Epidemiológico do Estado, Antônio Carlos Nardi, que traz algumas orientações em casos de sintomas da doença. (Ouça o áudio Antônio Carlos Nardi 1)
Dos 93 casos de mortes, 60% dos óbitos são de adultos com mais de 60 anos e mais de 17% de pessoas que apresentavam pelo menos um fator de risco para complicação, ou seja, pessoas que se enquadram no público alvo da campanha de vacinação.(Ouça o áudio Antônio Carlos Nardi 2)
Um dado que chama a atenção é que mais de 50% dos óbitos registrados no Paraná são de pessoas do sexo masculino. Principal recomendação é a prevenção. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, a gripe pode sim ser evitada.(Ouça o áudio Antônio Carlos Nardi 3)
Quanto à nossa região, foram confirmadas 14 mortes por gripe. Foz do Iguaçu teve 7 registros, Cascavel 3, Matelândia, Medianeira, Santa Terezinha de Itaipu e Toledo, registraram um óbito cada.
Fonte: Gerson Kaiser