106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A construção de uma segunda ponte entre Brasil e Paraguai, próxima à Tríplice Fronteira, foi tema de uma reunião, na última sexta-feira,17, na sede brasileira da Itaipu Binacional. Participaram do encontro o novo diretor-geral paraguaio da usina, José Alberto Alderete Rodríguez e a governadora Cida Borghetti.
O Estado do Paraná e a Itaipu têm interesse em dar mais celeridade ao projeto de construção da travessia entre Foz e o país vizinho. A governadora destacou que as tratativas estão avançadas. (Ouça o áudio Cida Borghetti)
O novo diretor-geral da usina, José Rodríguez, afirmou que, à frente da Itaipu no lado paraguaio, não vai medir esforços para tirar o projeto do papel. (Ouça o áudio José Rodríguez)
A discussão sobre a construção de uma nova ligação entre os dois países acontece há mais de 20 anos e ainda não foi iniciada em função de questões burocráticas e políticas. Em abril deste ano, Cida reiterou em reunião com o presidente Michel Temer a necessidade da construção da ligação entre os dois países. Ficou agendada para esta semana uma nova reunião entre as equipes brasileira e paraguaia para tratar do assunto.
O diretor técnico executivo da Itaipu, Mauro Corbellini, afirmou que o trabalho junto à nova equipe será de continuidade e modernização. (Ouça o áudio Mauro Corbellini)
Vale lembrar que recentemente o prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, foi informado pela bancada do MDB do Paraná na Câmara Federal que o presidente Michel Temer garantiu que a ponte será erguida com recursos da Itaipu Binacional, porém a hidrelétrica não confirmou, dizendo que não tinha recebido nenhuma oficialização.
Fonte: Gerson Kaiser com Assessoria