106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Na manhã desta sexta-feira, 03, o Conselho de Sanidade Agropecuária (CSA) de Serranópolis do Iguaçu realizou mais uma reunião, desta vez no Centro de Cultura, para debater os casos de raiva bovina que foram registrados no município.
Participaram do encontro integrantes do próprio conselho, da Administração Municipal, ADAPAR - Agência de Defesa Agropecuária do Paraná, 9ª Regional de Saúde de Foz do Iguaçu, Agentes de Saúde, produtores, entre outros.
Devido aos casos da doença confirmados, a ADAPAR notificou os produtores sobre a obrigatoriedade da vacinação contra a raiva. O fiscal da microrregião da ADAPAR, Unidade de Medianeira, Tales Amaral Perufo, destacou que, após o alerta, os produtores têm procurado vacinar seus rebanhos. (Ouça o áudio Tales Amaral Perufo)
A médica veterinária da 9ª Regional de Saúde de Foz do Iguaçu, Eliane Maria Pozzolo, relatou a preocupação quanto à saúde dos produtores que correm o risco de também pegarem a doença. (Ouça o áudio Eliane Maria Pozzolo)
O Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Valdeci Luiz Sehn, destacou que as comunidades também estão recebendo esses esclarecimentos sobre a doença. (Ouça o áudio Valdeci Luiz Sehn)
A vacinação é a melhor forma de encerrar esse ciclo da doença, que como foi dito, pode causar a morte.
Fonte: Gerson Kaiser