106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Foram confirmados casos de raiva bovina em três propriedades que ficam nas na região do Parque Nacional do Iguaçu, no município de Serranópolis do Iguaçu.
A confirmação da doença fez com que todos os produtores de Serranópolis e parte de Matelândia e São Miguel do Iguaçu, na região da divisa dos municípios, tenham que vacinar os animais contra a doença.
Segundo o fiscal da microrregião da ADAPAR - Agência de Defesa Agropecuária do Paraná, Unidade de Medianeira, Tales Amaral Perufo, a raiva tem ciclos e agora é importante que os produtores, principalmente das proximidades do parque, fiquem atentos. (Ouça o áudio Tales Perufo 1)
Segundo o fiscal, a orientação é para que os produtores dos municípios da região afetada façam a vacina como maneira de prevenção, para evitar a proliferação da doença, pois a microrregião está em alerta. (Ouça o áudio Tales Perufo 2)
Tales Perufo relata também os principais sintomas da raiva bovina. (Ouça o áudio Tales Perufo 3)
Se o produtor constatar qualquer um dos sintomas da doença ou a presença de morcegos hematófagos ele precisar entrar em contato com a ADAPAR mais próxima ou com a Secretaria de Agricultura do município.
Fonte: Gerson Kaiser