106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Alguns partidos políticos querem a volta do showmício, algo proibido há 12 anos.
Confesso que gostava disso, pois enriquecia os eventos monótonos de discursos repetitivos e cansativos.
Outro detalhe interessante é que dava oportunidade para os artistas locais, regionais e às vezes até de renome nacional, de faturar um extra de dois em dois anos, visto que as campanhas são bienais no Brasil.
Um colega nosso, da Rede Costa Oeste, que estará em todas as emissoras do grupo das 17h às 19h a partir do dia 6 de agosto, Valdomiro Garcia, se deleitava não só na região oeste, mas em vários municípios do sul do país, esbanjando seu talento de cantor e, principalmente, repentista.
Garcia enfrentava palanques diversos emprestando sua capacidade de improviso, entremeando nos versos, o nome dos candidatos, obviamente sempre lhes rendendo elogios arrancados da memória, na hora.
Quem acabou com esta festa que atraía bem mais gente aos encontros políticos, alegou que os eleitores eram transformados em crianças e encantados ludicamente, perdendo o objetivo de ouvir as propostas e formação da consciência política.
Não sei não, mas era bom ouvir os versos de improviso do nosso colega ou as apresentações de cantores, duplas e conjuntos musicais.
Hoje, se nada mudar, só quem vai continuar nos trovando, são os postulantes aos cargos eletivos.
Fonte: Elder Boff