106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O endividamento dos paranaenses recuou 1,4 ponto percentual de maio para junho. A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), elaborada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio-PR), aponta que 89,6% das famílias do estado possuíam algum tipo de dívida no mês de junho. Em maio, esse percentual era de 91%.
Segundo a coordenadora de pesquisas da Fecomercio, Priscila Andrade, o Paraná é o estado com pessoas mais endividadas do país. (Ouça o áudio Priscila Andrade 1)
Segundo Priscila Andrade, o cartão continua sendo o maior vilão dos paranaenses. (Ouça o áudio Priscila Andrade 2)
Apesar de liderar o ranking nacional do endividamento, o estado é o 8º colocado em relação às dívidas atrasadas, enquanto na falta de condições de pagamento ocupa a 14ª posição.
Cabe destacar que o endividamento, por si só, não é um fato negativo, pois significa que o consumidor tem capacidade de crédito e se sente seguro para contrair compromissos financeiros a prazo.
O Paraná lidera a criação de empregos formais no país, situação que favorece o consumo, especialmente na modalidade a crédito.
Fonte: Com informações CBN Cascavel