Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Carteira de vacinação agora é obrigatória para matrícula em escolas

A medida vale para os 399 municípios do estado, para alunos com até 19 anos

  • 05/07/2018
  • Foto(s): Ilustrativa/Prefeitura de Sorocaba / Zaqueu Proença
  • Brasil/Paraná
Carteira de vacinação agora é obrigatória para matrícula em escolas

A apresentação da carteira de vacinação passou a ser obrigatória no momento da matrícula na rede estadual e particular de ensino no Paraná. A medida vale para os 399 municípios do estado, para alunos com até 19 anos.

As instituições que oferecem educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, devem solicitar a carteira de vacinação. O documento deve estar atualizado conforme o Calendário de Vacinação da Criança e o Calendário de Vacinação do Adolescente. Fica dispensado da vacinação obrigatória o aluno que apresentar atestado médico de contraindicação explícita da aplicação da vacina.

“A vacinação é fundamental no combate às doenças. Ao longo da história, as vacinas já ajudaram a reduzir a incidência da poliomielite, sarampo e tétano. Não podemos esperar a população adoecer para agirmos”, destaca o secretário estadual da Saúde, Antônio Carlos Nardi.

A lei prevê ainda que a não apresentação da carteira de vacinação ou a falta de alguma vacina obrigatória não deve impedir a matrícula. Porém, a situação deve ser regularizada em 30 dias, sob pena de comunicação imediata ao Conselho Tutelar para providências.

Fonte: ANPr