Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Parceria entre Itaipu e AMP promoverão ações em educação e saúde em todo o Estado

O objetivo dessa iniciativa é dar mais subsídios a gestores e técnicos municipais para que possam cumprir com as suas responsabilidades

Parceria entre Itaipu e AMP promoverão ações em educação e saúde em todo o Estado

A Itaipu Binacional e a Associação dos Municípios do Paraná (AMP) firmaram, na ultima terça-feira (03), no escritório da empresa, em Curitiba, um convênio para a realização do Programa de Educação Continuada, voltado ao desenvolvimento de competências dos gestores e técnicos das áreas de saúde, educação e gestão dos 399 municípios paranaenses cobertos pela AMP.


O programa está estruturado em três pilares: Gestão Educacional, Capacitação em Saúde e Governança Municipal. A execução se dará por meio do desenvolvimento de projetos de capacitação técnica e orientação aos profissionais, e compreende investimentos de cerca de R$ 4,9 milhões ao logo dos próximos 18 meses.


Segundo o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Marcos Stamm, a parceria firmada demonstra a sintonia entre a binacional e as necessidades dos municípios representados pela AMP.
Na avaliação do diretor, o objetivo dessa iniciativa é dar mais subsídios a gestores e técnicos municipais para que possam cumprir com as suas responsabilidades, de modo a otimizar a aplicação dos recursos públicos.


Para o prefeito de Coronel Vivida Frank Ariel Schiavini, presidente da AMP, o protagonismo da associação e da Itaipu, a partir desta parceria, é o começo de um novo processo de desenvolvimento da Educação, Saúde e Governança no Estado. Ainda de acordo com ele, essa parceria amplia não somente a responsabilidade da Itaipu com esse importante gesto social com os paranaenses, mas também possibilita a AMP, oferecer essa capacitação técnica a todos os municípios. (ouça áudio abaixo)


Os projetos
O Projeto de Capacitação em Saúde, pretende ampliar o acesso dos municípios aos principais e mais recentes entendimentos dos órgãos de controle – essenciais para que as instituições funcionem e para que a sociedade exija a efetiva prestação dos serviços de saúde.


No que se refere à Gestão Educacional, o objetivo é proporcionar apoio técnico por meio da capacitação dos gestores no processo de acompanhamento e execução do Plano de Ações Articuladas (PAR).

Já o Projeto de Governança Municipal tem como meta desenvolver competências técnicas e de liderança dos gestores das prefeituras, por meio de ações de capacitação e desenvolvimento em sala de aula e fora dela, nas modalidades presencial e/ou à distância.
O projeto tira proveito da experiência bem-sucedida da Itaipu em sua região de influência. A metodologia busca desenvolver competências em gestão e liderança desde os prefeitos, passando pelos secretários municipais até chegar aos técnicos dos municípios.

 

Fonte: Assessoria