Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

STF libera que guardas municipais usem armas em todas as cidades

Antes a permissão valia apenas para municípios com mais de 500 mil habitantes

STF libera que guardas municipais usem armas em todas as cidades

O ministro do STF Alexandre de Moraes concedeu nesta sexta-feira (29) uma liminar que permite o uso de arma de fogo para guardas municipais de quaisquer cidades.

A decisão do Supremo diverge do Estatuto de Desarmamento que permite a arma de fogo somente para capitais e cidades com mais de 500 mil habitantes.

"É evidente a necessidade de união de esforços para o combate à criminalidade organizada e violenta, não se justificando, nos dias atuais da realidade brasileira, a atuação separada e estanque de cada uma das Polícias Federal, Civis e Militares e das Guardas Municipais; bem como, seu total distanciamento em relação ao Ministério Público e do Poder Judiciário", escreveu na decisão.

A decisão de Alexandre de Moraes é em resposta a uma Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) proposta pelo partido Democratas.

O partido entendeu que permitir que a Guarda Municipal apenas para cidades com mais de 500 mil moradores criou uma "desigualdade arbitrária entre os integrantes das guardas municipais, ante a fixação de um escalão numérico e pouco isonômico para se estimar quem pode portar arma de fogo dentro e fora do período de serviço".

Fonte: Catve/Laís Laíny