Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Sete alimentos que prolongam a vida

Sete alimentos que prolongam a vida

Nem todos os alimentos fornecem os mesmos nutrientes, então nossa dieta deve incluir diferentes alimentos. Quanto maior a variedade de alimentos, maior a diversidade de nutrientes que vamos consumir. Mas devemos saber como escolhê-los.

 

Uma dieta variada deve incluir alimentos que prolongam a vida, isto é, alimentos altamente nutritivos. Na medida em que uma dieta composta de vários alimentos com um alto valor nutricional é mais equilibrada.

Temos uma grande variedade de alimentos disponíveis, no entanto, não sabemos que manter uma dieta equilibrada, rica em alimentos que prolongam a vida, longe da junk food, é o melhor que podemos fazer para a nossa saúde e bem-estar. Mas existem alimentos que são melhores do que outros? Claro, sim.

Alimentos saudáveis ??????fornecem proteínas, carboidratos, minerais e nutrientes que precisamos para manter nossa energia em bons níveis.
Por que nossa dieta deve ser equilibrada?

Porque uma dieta equilibrada nos ajuda a prevenir doenças, tais como:

Obesidade
Hipertensão
Problemas cardiovasculares
Anemia.
Osteoporose

O aconselhável é consumir alimentos variados, uma vez que cada um contém nutrientes diferentes que contribuem para o organismo para funcionar adequadamente.

Portanto, nossa dieta diária deve incluir:

Muitas frutas e vegetais.
Peixe ou marisco, pelo menos duas vezes por semana.
Gorduras saudáveis ??????como o azeite e óleo de canola.
Frutos secos em pequenas quantidades.
Carnes vermelhas, em pequena quantidade.
Antioxidantes como brócolis, chá verde e tomate.

Alguns alimentos que prolongam a vida

Abaixo, apresentamos alguns dos alimentos que prolongam a vida, alimentos de grande valor nutricional, também chamados superalimentos. Conheça as suas propriedades e incorpore-as à sua dieta diária


1.Brócolis

É uma planta com um alto teor de vitaminas A e D, mas também tem propriedades antioxidantes e nutricionais. A maior parte da sua composição é água, por isso pode ser consumida em grandes quantidades, sem medo de ganhar peso.

O brócolis também contém vitaminas B, que promove a saúde cardiovascular. Além disso, contém luteína e zeaxantina, compostos naturais que atuam prevenindo cataratas e degeneração macular do olho. Além disso, é um alimento fácil de cozinhar e podemos nos deleitar depois de cozinhá-lo cozido no vapor, grelhado ou gratinado.

2. Tomate

Outro dos alimentos que prolongam a vida é o tomate, uma planta herbácea composta principalmente de água e carboidratos. Ele fornece uma grande quantidade de vitamina A e C, bem como minerais como o potássio.

Da mesma forma, é rico em licopeno, um carotenoide que funciona como antioxidante e previne o aparecimento de doenças crônicas e cardiovasculares. Dependendo do tipo de cultura, a quantidade de licopeno varia. Assim, quanto mais maduros, maior a quantidade de licopeno.

3. Lentilhas


Da família das leguminosas, as lentilhas são uma fonte de proteína tão importante quanto a carne. Elas contêm minerais como magnésio, zinco e fósforo, bem como vitaminas pertencentes ao grupo B, entre elas, ácido fólico. Estas vitaminas contribuem para a formação de células, hormônios e glóbulos vermelhos.

Além disso, elas reforçam o sistema imunológico e o sistema nervoso, também favorecendo o trabalho do trânsito intestinal impedindo a constipação. Por outro lado, os carboidratos contidos nas lentilhas fornecem energia para o corpo, o que permite um melhor desempenho físico.

4. Grão-de-bico

Eles contêm lecitina, um tipo de gordura especial que ajuda a reduzir os níveis de colesterol e equilibra os triglicerídeos no sangue. Eles também contêm fibra solúvel, um tipo de fibra que elimina gorduras. Eles são ricos em ômega 3 e 6, ácidos que protegem o sistema cardiovascular e impedem a formação de placas gordurosas no sangue.

Por outro lado, eles eliminam toxinas que podem causar cirrose ou hepatite, o que beneficia o fígado. Além disso, eles possuem uma grande quantidade de magnésio que melhora a circulação, músculos e elasticidade das veias e artérias.

5. Abacate

Fornece lípidos, o que aumenta seu valor calórico. Contém gorduras insaturadas, como o ácido oleico. Além disso, é rico em fibras, tanto solúveis quanto insolúveis. Por outro lado, tem minerais como magnésio e potássio que ajudam na absorção de cálcio e no bom funcionamento cardiovascular. Em relação à sua composição vitamínica se enfatiza a vitamina E, um excelente antioxidante, bem como a vitamina C e B6.

6. Salmão

O salmão ou “peixe azul” é rico em ômega 3, portanto, reduz os níveis de colesterol e a quantidade de triglicerídeos no plasma. Também evita a formação de trombos e coágulos no sangue. E, como o resto do peixe, é uma fonte muito boa de proteínas.

Contém vitaminas do grupo B, que contribuem para a absorção de nutrientes que contribuem com energia, como gorduras, proteínas e carboidratos.

7. Chocolate preto

Uma dieta equilibrada não exclui necessariamente o chocolate. Na verdade, o chocolate escuro contém nutrientes como proteínas, gorduras, carboidratos e nutrientes necessários ao organismo. De entre os seus principais componentes se destacam a semente de cacau e carboidratos.

A manteiga de cacau contém ácido esteárico, ácido saturado que não aumenta o colesterol. Também contém teobromina, uma substância que funciona como purificador de sangue e estimula a circulação sanguínea.
Recomendações adicionais

Divida os alimentos em pequenas porções durante o dia, de preferência em 5 porções.
Evite a ingestão de alimentos fritos, ricos em gorduras e corantes.
Beba entre 2 e 3 litros de água por dia.
Faça atividade física, pelo menos 3 vezes por semana.

Fonte: Melhor com saúde