Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Usina de Itaipu bate bolão durante a Copa

Oscilações de consumo na hora do jogo mostram que o brasileiro continua confiante na vitória

  • 24/06/2018
  • Foto(s): Ilustrativa
  • Região
Usina de Itaipu bate bolão durante a Copa

Em campo, o desempenho dos jogadores brasileiros, mais uma vez, não foi lá essas coisas, mas a Itaipu Binacional novamente bateu um bolão no segundo jogo da seleção brasileira contra a Costa Rica, na Copa do Mundo da Rússia.

Na sexta-feira, 22, nos momentos que antecederam o jogo, como é de praxe, o Sistema Nacional Interligado registrou algumas oscilações de consumo de energia elétrica. Conforme informações do Operador Nacional do Sistema, no Sistema Elétrico Brasileiro houve uma rampa de redução equivalente a desligar quatro cidades como Curitiba, ou seja, uma redução de 3.034 megawatts (MW) das 8h35 até as 9h, e a Itaipu seguiu o mesmo movimento, com uma redução de 600 MW. Logo depois do final da partida, a elevação foi de 8.441MW nos 37 minutos subsequentes. Já na Itaipu, ao final do jogo, o aumento foi de 900 MW. Tudo transcorreu normalmente.

Na estreia da seleção brasileira na Copa do Mundo da Rússia, tanto para Itaipu quanto para o sistema elétrico brasileiro, contudo, não houve surpresas. O comportamento da demanda por energia foi como o previsto para os dias de jogos da seleção na Copa. Tudo saiu como o planejado pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), com pronta resposta das usinas, dentre elas a Itaipu.

Normalmente, o consumo despenca um pouco antes do jogo e nos 45 minutos iniciais. É quando o Brasil inteiro está parado na frente da televisão. No intervalo, o consumo tem uma leve retomada. No segundo tempo, o consumo cai novamente. A curva de carga só volta a subir após o apito final. E sobe rápido, até atingir os níveis de um dia normal.

Contra a Sérvia, no dia 27, às 15h, a tendência é que ocorram oscilações de consumo mais intensas, já que a partida será num dia de semana (quando o consumo normalmente é maior). Em outras Copas, em situação similar, o aumento da carga nos 30 minutos após a partida chegou a ser de quase uma Itaipu, ou seja, em torno de 12.000 MW.

De qualquer forma, a Itaipu seguirá mantendo alta disponibilidade operativa para o Sistema Interligado Nacional (SIN), com as equipes de operação trabalhando em tempo real e de plantão caso seja necessário fazer intervenções corretivas. Tudo para garantir energia de sobra durante a Copa. Só falta agora o time de Tite colaborar em campo.

Neste ano, a Itaipu já produziu até este domingo, 13h25, 48.716.296 MWh. Produção que deverá colocá-la no ranking das melhores performances já registradas na história da usina.

Fonte: Assessoria