Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Com ajuda do árbitro de vídeo, França vence a Austrália por 2 a 1 em Kazan

Com ajuda do árbitro de vídeo, França vence a Austrália por 2 a 1 em Kazan

No primeiro jogo deste sábado (16), o terceiro dia de Copa do Mundo na Rússia, França e Austrália se enfrentaram na Arena Kazan a partir das 7 horas. E os Bleus levaram a melhor: vitória por 2 a 1 com gols de Griezmann (aos 12 minutos do segundo tempo) e Pogba (aos 34-2º). Jedinak ainda descontou para os australianos (aos 24-2º), em jogo que entra para a história por ter sido o primeiro em que o VAR (popularmente conhecido como árbitro de vídeo) foi utilizado em uma Copa, no lance do primeiro gol, em pênalti que não havia sido marcado inicialmente pelo árbitro uruguaio Andrés Cunha.

O treinador francês Didier Deschamps escalou um time ofensivo com trio de os atacantes formados por Dembélé, Griezmann e Mbappé. A escalação inicial foi formada por Lloris, Pavard, Varane, Umtiti e Lucas Hernández; Kanté, Tolisso e Pogba; Mbappé, Griezmann e Dembélé.

A seleção australiana, que participa de sua quinta Copa do Mundo, jogou com o seu tradicional uniforme amarelo e a seguinte escalação: Ryan, Risdon, Sainsbury, Milligan, Behich e Jedinak; Mooy, Leckie, Rogic; e Kruse e Nabbout. Com um time de jogadores fortes, quase surpreendeu o time francês em jogadas de bola parada no primeiro tempo. Ainda assim, o zero a zero persistiu.

Na volta para o segundo tempo, os franceses abriram o placar aos 12 minutos, mas logo concederam o empate. Satisfeitos com o ponto que estavam garantindo, os australianos recuaram e foram castigados após Deschamps mexer no selecionado francês, com as saídas de Griezmann, Dembélé e Tolisso para as entradas de Giroud, Fekir e Tolisso. Aos 34 minutos, o gol salvador e histórico de Paul Pogba, garantindo a vitória francesa. Os australiaos ainda tentaram partir ao ataque, mas quem esteve mais perto de marcar novamente foi a França, que passou a encontrar espaços para jogar no campo do adversário.

AJUDA DA TECNOLOGIA

Aos 8 minutos, da etapa complementar da partida, Griezmann recebeu lançamento de Pogba pela esquerda e entrou na área da Austrália. Ridson deu um carrinho perigoso e o francês pediu pênalti. O árbitro uruguaio Andres Cunha não marcou em um primeiro momento, mas decidiu consultar o VAR e assinalou a infração - foi a primeira vez que esse tipo de tecnologia foi utilizada em uma partida de Copa do Mundo. 

O próprio Griezmann foi para a cobrança, bateu forte no canto esquerdo do goleiro Ryan e abriu o placar.

Na mesma partida, um outro recurso já conhecido foi utilizado. Aos 35 minutos do segundo tempo, Pogba tabelou com Giroud e chutou forte. A bola pegou um efeito estranho, bateu no travessão e entrou por muito pouco. O árbitro, com ajuda do relógio inteligente que recebe as informações de um chip instalado na bola, marcou o gol.

Fonte: Rodolfo Kowalski