Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Sérgio Souza apresenta parecer favorável à equalização de taxas para financiamento agropecuário

O relator propõe nova redação corrigindo algumas imperfeições textuais

Sérgio Souza apresenta parecer favorável à equalização de taxas para financiamento agropecuário

Na reunião ordinária da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) desta quarta-feira (13), o deputado Sérgio Souza (MDB-PR), relator do Projeto de Lei (PL) 7740/2017, que pretende estender a bancos privados e às confederações de cooperativas de crédito rural o mecanismo de equalização de taxas de juros e outros encargos financeiros, apresentou parecer favorável com substitutivo.

O relator propõe nova redação corrigindo algumas imperfeições textuais, ou seja, deixa mais claro a participação dos bancos privados e introduz a participação das confederações de cooperativas de crédito rural, pelo qual o governo direciona recursos do mercado para o financiamento das atividades dos produtores rurais.

Para Sérgio Souza, o projeto em análise adota medida importante para o uso eficiente dos escassos recursos públicos. “Com a aprovação deste projeto, as instituições poderão receber recursos do Tesouro Nacional de modo que, essas instituições possam fazer financiamentos para o produtor rural com taxas de juros mais baixas que o custo de captação dos bancos”, justificou o relator.

Esse mecanismo, chamado equalização, permite que o governo compense financeiramente as instituições alocando recursos para que façam empréstimos nas linhas do credito rural. Dados indicam que esses aportes estão na ordem de R$5,8 bilhões.

Para Sérgio Souza a proposta amplia o alcance e contribui para o fortalecimento do sistema cooperativo. “O projeto permite que mais instituições operem o mecanismo de equalização de taxas de juros e outros encargos financeiros, proporcionando novos atores no mercado gerando maior concorrência. Isso reduz o custo financeiro do produtor”, argumentou o parlamentar.

Fonte: Assessoria