Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

DERAL confirma prejuízos na safra de milho na Região Oeste do Paraná

Conforme relatório do Deral, em todo o estado a colheita da segunda safra de milho terá uma redução de 2,2 milhões de toneladas

DERAL confirma  prejuízos na safra de milho na Região Oeste do  Paraná

O período de mais de 40 dias sem chuvas entre os meses de abril e maio afetou o desenvolvimento da segunda safra de grãos no Paraná e atrasou o plantio de trigo e outros cereais de inverno. A Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (SEAB), já contabiliza prejuízos de milho e feijão da segunda safra 2018 da ordem de R$ 1,34 bilhão.

O Departamento de Economia Rural (Deral), reduziu 18% o calculo estimado para a segunda safra de grãos em todo Paraná. As regiões mais afetadas pela estiagem foram o norte e o oeste do Estado. De acordo com o técnico da Seab Unidade de Toledo, João Luiz Nogueira, a previsão nos 20 municípios de abrangência do núcleo , é de uma perda de 14% em relação as estimativas iniciais. Ainda segundo João Luiz, infelizmente o clima não está favorável ao desenvolvimento da cultura na região e o desempenho das lavouras está totalmente dependente do clima. (áudio abaixo)


Conforme relatório do Deral, em todo o estado a colheita da segunda safra de milho terá uma redução de 2,2 milhões de toneladas, que corresponde a uma perda de R$ 1,2 bilhão.

Fonte: Enio Manoel