Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Rádio Itaipulândia 92,3 FM

92,3 FM

Rádio Itaipulândia

Veja todas as Rádios

Programa da OMS quer implantar políticas para melhorar qualidade de vida dos idosos

Uma Audiência Pública debateu a implantação do projeto em São Miguel do Iguaçu

  • 11/06/2018
  • Foto(s): CBN Maringá
Programa da OMS quer implantar políticas para melhorar qualidade de vida dos idosos

De acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em menos de uma década o Brasil aumentou em 8,5 milhões o número de idosos. No último levantamento feito pelo órgão, em 2017, a população idosa chegou a 26 milhões de pessoas.

E para oferecer melhores condições para esse público que vai aumentando a cada ano, a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara Federal aprovou o Programa Cidade Amiga do Idoso, uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde – OMS, que visa incentivar municípios a adotarem medidas para um envelhecimento saudável e aumentar a qualidade de vida da pessoa idosa.

No Paraná, por exemplo, Pato Branco vai ser certificada pela OMS no próximo dia 19 como Cidade Amiga do Idoso.

Em nossa região, São Miguel do Iguaçu estuda pleitear este título e, inclusive, na última semana realizou uma Audiência Pública para debater o assunto.

A Deputada Federal Leandre (PV), relatora do projeto na Câmara, esteve participando da Audiência e destacou a importância do projeto, já que a previsão é de que em breve, mais de 30% da população seja idosa. (Ouça o áudio Leandre 1)

Deputada Leandre relatou com esse projeto é implantado nas cidades. (Ouça o áudio Leandre 2)

O debate acontece no ano de valorização dos direitos humanos da pessoa idosa, que é 2018. Lembrando que nesta sexta-feira, dia 15 de junho, será comemorado o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.

Fonte: Gerson Kaiser

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)9982-99557