Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Paraguai libera o preço da gasolina comum

O decreto assinado pelo presidente Horácio Cartes derruba outro que fixava o preço da gasolina

  • 04/06/2018
  • Foto(s): ABC Color
  • Região
Paraguai libera o preço da gasolina comum

O governo do Paraguai liberou o preço da gasolina comum no país, de acordo com a oferta e demanda interna do produto. O decreto assinado pelo presidente Horácio Cartes derruba outro que fixava o preço da gasolina de 85 octanos. A decisão não atinge o preço do diesel.

Para o ministro da Indústria e Comércio do Paraguai, Gustavo Leite, o decreto é a materialização de um sonho tanto das companhias, quando do governo, de chegar um dia a uma posição de livre mercado. “Está sendo liberado o preço da nafta comum. Os preços se ajustarão conforme a demanda do mercado”, disse.

O Ministério defende que a decisão se ajusta as atuais condições do mercado da gasolina e que o impacto do preço desse combustível no setor produtivo e de transporte é baixo.

Representantes de algumas distribuidoras privadas mostraram preocupação com a medida, que pode resultar no aumento do preço da gasolina no país.

O vice-ministro de Comércio, Oscar Strark lembrou que os demais combustíveis já estão liberados e o último foi a gasolina comum. Lembrou que a exigência da compra da Petropar – Petróleos Paraguaios – de 35% foi uma decisão tomada em um momento para organizar o mercado e fortalecer a empresa. “É a medida que se toma após um processo que durou quase cinco anos e foi anunciado que quando finalizada a reestruturação do mercado seria liberado o preço mínimo”, disse Strark.

Mesmo importando todo o combustível que consome, o Paraguai conseguiu ter o produto mas barato de toda a região. Na lista em dólar, o litro na gasolina no Paraguai custa 0,83, seguido do Chile, Brasil, Argentina e Uruguai.

Fonte: ABC Color