Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Para normalizar abastecimento, setor produtivo requer paciência

Perdas diárias somam, apenas no setor agropecuário, mais de R$ 30 milhões

  • 30/05/2018
  • Foto(s): Assessoria Caciopar
  • Região
Para normalizar abastecimento, setor produtivo requer paciência

As consequências dos dez dias de paralisação iniciada com a greve dos caminhoneiros são tão sérias na economia do Oeste do Paraná, um dos principais centros produtores do Brasil, que líderes do agronegócio, G8 e Caciopar, deram uma nova classificação ao seu grau de intensidade, segundo eles a situação saiu do caos para entrar na esfera da catástrofe.


De acordo com os empresários os prejuízos que a região amarga são os mais duros dos últimos tempos, com perdas diárias que somam, apenas no setor agropecuário mais de R$ 30 milhões.


É consenso entre os líderes das principais cooperativas da região, que o ano de 2018 será de perdas e que o exercício de 2019 também foi duramente afetado pelo alongamento da mobilização. Para eles, além do agronegócio, os reflexos da paralização foram sentidos também pelo comércio, indústria e prestação de serviços, afetando o faturamento de todas as empresas, que não terão como arcar com os seus compromissos a curto prazo, causando prejuízo direto aos seus colaboradores e fornecedores.


Alcir Rotta presidente da Caciopar, disse que agora, o momento é de paciência e muito trabalho para restabelecer a cadeia produtiva. (áudio abaixo)


De acordo com informações de alguns órgãos de imprensa, as empresas começam a analisar demissões, ampliar cortes e contenção de despesas, a retardar e a cancelar investimentos e também buscam o apoio dos governos para postergar o pagamento de tributos.

Fonte: Enio Manoel com ACIC