Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Prefeito de Terra Roxa condenado por crime de trânsito tem mandato extinto

  • 25/02/2016
  • Foto(s): AEN / Divulgação
Prefeito de Terra Roxa condenado por crime de trânsito tem mandato extinto
O promotor de Terra Roxa, no oeste do Paraná, Aldo Kawamura Almeida, encaminhou um ofício à Câmara Municipal na terça-feira (23) informando a extinção do mandato do prefeito Ivan Reis da Silva (PP) considerado culpado por um acidente de trânsito ocorrido em 2010.

Na batida contra um caminhão na PR-364, próximo a Palotina, o outro ocupante do veículo dirigido por Silva morreu. A vítima, Nelson Adriano Vieira, era advogado da empresa de Reis.

Segundo o Ministério Público, na época, Silva não era prefeito. A condição se repediu quando foi condenado em primeira instância. 

Porém, quando teve a pena alternativa de dois anos e um mês por homicídio culposo e os direitos políticos suspensos confirmada pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) em outubro de 2014, já estava empossado no cargo, o que não foi informado no processo. Desde então permaneceu de forma irregular à frente da prefeitura.

Com a intenção de iniciar a campanha de reeleição, o prefeito apresentou um pedido administrativo junto à Justiça Eleitoral para que a suspensão dos direitos políticos ???fosse ???baixada??? do sistema???, explica o promotor Aldo Kawamura Almeida.

???O pedido foi indeferido e imediatamente encaminhamos o ofício informando sobre a extinção do mandato, já que a suspensão dos direitos políticos se estende por todo o tempo da pena a que foi condenado???, explicou. "A suspensão é diferente da inelegibilidade, que continua após o cumprimento da pena, podendo a pessoa condenada apenas votar, mas não se candidatar a cargo político", completou.

Por causa da decisão, o vice-prefeito Altair de Pádua (PTB) deve tomar posse até sexta-feira (26).
O presidente da Câmara, Genivaldo Bortoli (PTB) encaminhou ao promotor um pedido para que o prazo de três dias úteis dado pelo MP para que Ivan Reis deixe o cargo seja estendido para no mínimo dez dias. ???Preciso ter tempo para saber como devo agir e não ter problema mais tarde empossando o vice e depois tendo que reempossar o prefeito como já vi acontecer várias vezes???, comentou o vereador.

Em uma nota publicada nas redes sociais, o prefeito Ivan Reis disse ter sido informado pela Câmara Municipal sobre o pedido do MP e disse acreditar na reversão da decisão.

???Confesso que o conteúdo do referido documento me causa profundo sentimento, considerando que o acidente foi uma fatalidade, ainda sentida pelas nossas famílias. No entanto, com a graça de Deus e os trabalhos que já estão sendo realizados na esfera jurídica, acredito na reversão desta situação???, destacou.

Fonte: G1

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533