Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Cinco benefícios do óleo de peixe para a saúde

Cinco benefícios do óleo de peixe para a saúde

 

Conheça os benefícios do óleo de peixe para a saúde. Além de ser rico em ácidos graxos ômega 3, também oferece uma variedade de benefícios ao organismo.

É difícil falar dele sem mencionar seu principal componente. Em poucas palavras, o óleo de peixe e o ômega 3 são sinônimos de vitalidade e saúde.

A popularidade deste ingrediente se encontra principalmente na infinidade de benefícios que traz para a saúde do organismo.

Mesmo que a grande maioria seja representada basicamente pelo ômega 3 (e pelo ômega 6), também há outros tipos de componentes benéficos.


Principais componentes do óleo de peixe

Entre os outros nutrientes mais reconhecidos, se destacam as vitaminas A, B, C e D.

Para obtê-las, basta ingerir o peixe. No entanto, entre os mais nutritivos com relação ao óleo se destacam:

Sardinhas enlatadas
Atum
Arenque
Cavalinha
Salmão
Truta

Somado ao que foi dito antes, existem outros alimentos ricos em ômega 3, os quais podem suprir em certa medida o óleo de peixe. Entre estes encontramos a linhaça, as sementes de chia ou as nozes.
Ácidos graxos ômega 3

O ômega 3 é considerado um dos componentes mais saudáveis encontrado em uma variedade de alimentos. É o caso do óleo de peixe, onde se destaca como o principal elemento.

Entre as principais características deste ácido graxo, destacam-se:

Otimiza o crescimento e a função cerebral
Favorece o tratamento da inflamação.

Uma deficiência deste nutriente influencia na aparição de diferentes problemas coronários, cancerígenos e psicológicos.
Benefícios do óleo de peixe para a saúde

Com base no que foi dito anteriormente, a seguir destacamos alguns dos principais benefícios do óleo de peixe para a saúde:


1. Favorece o desenvolvimento das crianças

A infância é uma das etapas sensíveis do ser humano. Durante este período o organismo se encontra em processo de desenvolvimento e crescimento intenso.

No entanto, as doenças e transtornos também estão na ordem do dia. É em tal momento que o óleo de peixe tende a desempenhar um papel fundamental.

Ao consumir o óleo de peixe, além disso, estaremos ajudando a fortalecer o sistema nervoso central.


2. Protege o cérebro

Com base no benefício mencionado anteriormente, não só as crianças se favorecem com o óleo de peixe. Qualquer pessoa, sem importar a idade, pode e deve ingeri-lo com regularidade.

Seu consumo protege o cérebro, já que previne derrames cerebrais ou obstrução arterial da área. Além disso, também contribui para o combate do colesterol alto e da diabetes.


3. Favorece a saúde da pele

Incluir alimentos ricos em óleo de peixe contribui para a saúde da pele, especialmente se ela for seca.

No entanto, o benefício frente aos tecidos cutâneos vai muito além, já que seus nutrientes também ajudam a tratar problemas como a coceira, a psoríase e a acne.

Por outro lado, o óleo de peixe também oferece benefícios de maneira tópica. Aplicar duas gotas fazendo leves massagens circulares reduz a inflamação.


4. Um tratamento excelente para a artrite

Um dos principais benefícios do óleo de peixe é o tratamento da artrite reumatoide. Isso se deve ao ácido graxo ômega 3 que contém.

Este favorece os processos de desinflamação no organismo. Sendo assim, funciona como tratamento natural para este problema.

Além disso, também ajuda a reduzir a rigidez nas articulações, especialmente nas horas da manhã.

No entanto, cabe lembrar que o tratamento à base de óleo de peixe não traz resultados imediatamente. É um processo progressivo.


5. Fortalece o sistema cardiovascular

Os benefícios obtidos pelo consumo de óleo de peixe são muitos no que diz respeito à saúde cardiovascular. Um dos mais relevantes é a redução da pressão arterial.

Os componentes do óleo se encarregam de limpar as artérias e ajudam a eliminar as placas e o excesso de gordura, ajudando a prevenir infartos e similares.

Em tais casos, o consumo de óleo de peixe se torna especialmente importante.

Agora que você já conhece os benefícios do óleo de peixe para a saúde, não deixe de incluí-lo em sua dieta!

Fonte: Melhor com saúde