Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Primeira Sessão Ordinária da Câmara é marcada por longos debates

  • 23/02/2016
  • Foto(s): Assessoria
Primeira Sessão Ordinária da Câmara é marcada por longos debates
Marco de abertura do período legislativo da Câmara Municipal, a primeira Sessão Plenária Deliberativa Ordinária da 4ª Sessão Legislativa da 13ª Legislatura aconteceu nesta segunda-feira (22) às 15hs. Com sete requerimentos, oito indicações, um veto e dois projetos de leis em pauta, a sessão foi marcada por contínuas discussões acerca das proposições de autoria dos próprios parlamentares.

Contando com a participação de todos os vereadores da Casa, a ordem do dia teve início após leitura do texto bíblico pelo Vereador Nelson de Oliveira, bem como da Ata da 2ª Sessão Extraordinária e das correspondências recebidas pelo 1º Secretário Vereador Valdecir Fernandes. Como primeiro tópico, foram baixadas para as Comissões Permanentes um Projeto de Lei do Legislativo e um Veto do Executivo Municipal. O projeto, de autoria da Vereadora Lucy Andreola, tratando sobre a criação da Semana Municipal de conscientização e apoio aos portadores da Doença de Parkinson no Município de Medianeira contou com o prestígio do Sr. Leomar Crestani, idealizador da AMPP (Associação dos Portadores de Parkinson).

Proposições para deliberação em segundo turno:
Aprovado através do presidente da Câmara por critério de desempate, os vereadores divergiram bastante quanto ao Projeto de Lei nº 018/2015, da Vereadora Lucy Andreola, que prevê o acréscimo de dispositivos no Código de Postura de Medianeira. De acordo com a autora, a população necessita de uma liberação especial para divulgação com som alto em eventos comemorativos ou que possuam caráter de manifestação popular. Defendendo seu voto contrário o Vereador José Valdir Linhar (tati) disse que a medida vai contra a recomendação do Ministério Público, que já regulou o uso de som alto na cidade com a finalidade de evitar a publicidade comercial que transtornava os munícipes.

Proposições para deliberação em único turno:
Foi aprovado por unanimidade do plenário o Requerimento nº 001/2016, de autoria do Vereador Jean Bogoni e subscrito pelos Vereadores Valdecir Fernandes, José Valdir Linhar e Nelson De Bona, que requerem junto ao Secretário Estadual de Desenvolvimento Urbano, Sr. Carlos R. M. Junior, a inclusão do município no programa ???Meu Campinho??? do Governo do Estado, que abre espaços nas cidades para crianças e adolescentes praticarem esporte em horários de contra turno escolar através de incentivos com a construção de quadras.

Outro assunto bastante discutido, mas igualmente aprovado por unanimidade foi o Requerimento nº 002/2016 do Vereador Valdecir que cobra do Executivo Municipal, informações sobre a existência de projeto que regula a utilização das praças municipais por vendedores ambulantes do setor alimentício. O requerimento foi aprovado com a sugestão dos vereadores para que seja promovida uma audiência pública sobre o tema, considerado de grande importância. O presidente da Câmara resolveu no uso de suas atribuições acatar a proposta solicitando ao vereador que realize uma emenda no requerimento.

O Requerimento nº 003/2016, embora aprovado por todos os parlamentares, também gerou polêmica. A Vereadora Lucy considerou o texto equivocado, por considerar que o município não dispõe de equipe de limpeza de terrenos baldios do Setor de Endemias como pretende solicitar o Vereador Valdecir, autor do requerimento, onde cobrar informações do Executivo a respeito do quadro de agentes disponíveis para este procedimento, vez que o município sofre com o agravamento da proliferação do Aedes Aegypti.

Três requerimentos tiveram a aprovação unanime sem discussões. Entre eles o Requerimento n° 004/2016, do Vereador Nelson de Bona, solicitando ao Deputado Federal, Edmar Arruda, intervenção para com o repasse de verba que tramita em processo. Requerimento n° 005/2016, da Vereadora Lucy, requer ao presidente medidas de atualização no sistema de transmissão ao vivo das sessões plenárias da Câmara e o Requerimento n° 007/2016, de autoria do Presidente e Vereador, Pedro Seffrin, solicitando ao Deputado Federal Giacobo, a viabilização de uma Emenda Parlamentar na importância de 200 mil reais para pavimentação asfáltica na Rua Bahia, entre as Ruas Mato Grosso e Goiás, que atendam a trafegabilidade e a recuperação de trechos em péssimas condições.

O único requerimento rejeitado no plenário por 6 votos contrários foi o de n° 006/2016, da Vereadora Lucy, que solicitava informações a Secretária Municipal de Educação, Sra. Clair Rugeri, sobre o Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb. Os vereadores contrários entenderam que o requerimento não objetivava um benefício específico.

Após leitura das indicações (disponíveis no link abaixo) e nada mais a discutir, o presidente da Casa agradeceu a participação dos parlamentares e comunicou que a Câmara passa a realizar as sessões ordinárias semanais, todas as segundas-feiras às 15hs, dando na sequência por encerrada a sessão.

Clique no link abaixo para leitura das indicações na íntegra:

Fonte: Assessoria

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533