Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Sete alimentos que toda mulher deve consumir para proteger a saúde do coração

Sete  alimentos que toda mulher deve consumir para proteger a saúde do coração

 

As doenças cardíacas afetam homens e mulheres, e por isso todos devem saber como proteger a saúde do coração.

No entanto, para as mulheres esta é uma questão preocupante, não só porque o número de pacientes afetadas aumentou, mas também porque a maneira como os sintomas se manifestam torna difícil detectá-los.

O mais complicado é que as mulheres demoram mais para fazer exames médicos e, embora tenham fatores de risco, muitas os ignoram até desenvolverem patologias de maior cuidado.

Por esta razão, é muito importante prestar mais atenção ao assunto, analisando imediatamente qualquer irregularidade e melhorando os hábitos de vida em geral.

Para este fim, hoje queremos recomendar 7 alimentos saudáveis que, devido às suas propriedades nutricionais, ajudam a proteger a saúde do coração.

Não hesite em incluí-los na sua dieta regular.

1.Oleaginosas para proteger a saúde do coração

Nozes, amêndoas e outras variedades de oleaginosas são alimentos que fornecem ácidos graxos ômega 3, aminoácidos e antioxidantes que ajudam a proteger seu coração.

Esses nutrientes essenciais ajudam a regular os níveis de colesterol no sangue, evitando a formação de placa nas artérias.
Eles também são úteis para regular a inflamação tecidual, um fator relacionado a problemas cardíacos.

2. Brócolis

O brócolis ganhou um lugar muito especial em todos os planos de alimentação saudável. Rico em vitaminas, minerais e fibras alimentares, é um dos ingredientes que promovem a saúde arterial, e por isso é excelente para proteger a saúde do coração.

Contém ácido fólico, zinco e ferro, minerais que ajudam a manter a boa circulação para evitar distúrbios como a hipertensão arterial.
Ele fornece vitaminas C, E e K, bem como fitonutrientes, que fortalecem as artérias e o músculo cardíaco.
Sua fibra dietética diminui a absorção de colesterol ruim (LDL) e promove a expulsão de toxinas.

3. Morangos


Pobre em calorias e rico em compostos antioxidantes, os morangos são ideais para o cuidado do coração.

Seus flavonoides ajudam a dilatar as artérias e a evitar o endurecimento relacionado à hipertensão arterial.
Eles contêm fibras, vitaminas e minerais que regulam os níveis de colesterol , evitando distúrbios como hipercolesterolemia e aterosclerose.
Eles ajudam a remover as toxinas do sangue e diminuem o excesso de inflamação.

4. Cúrcuma

A cúrcuma é um dos ingredientes que toda mulher deve consumir. Destaca-se pelas propriedades anti-inflamatórias, anticancerígenas e analgésicas, que são utilizadas como remédio natural.

Seu principal composto ativo, a curcumina, diminui a inflamação dos tecidos cardíacos e reduz o risco de insuficiência e ataques.
Esta substância, além de seus poderosos antioxidantes, ajuda a regular a pressão arterial e facilita o controle do colesterol.

5. Chá verde

Tornou-se popular em todo o mundo por suas propriedades de emagrecimento. No entanto, além disso, o chá verde é uma bebida antioxidante com múltiplos benefícios para a saúde cardiovascular .

Contém catequinas, polifenóis e isoflavonas que, depois de serem assimilados no organismo, melhoram o funcionamento do coração e a circulação sanguínea.
Seus antioxidantes ajudam a remover os lipídios que se acumulam no sangue, evitando o entupimento das artérias.
Um dos seus aminoácidos, a L-teamina, minimiza o impacto do estresse oxidativo, um fator que aumenta o risco de patologias cardíacas graves.

6. Azeite

O ingrediente essencial na dieta mediterrânea é também um dos melhores suplementos dietéticos para manter a doença cardíaca à distância.

Seu alto teor de gorduras saudáveis promove a limpeza das artérias e, ao reduzir o colesterol, evita o aparecimento da aterosclerose.
Ajuda a aumentar a elasticidade das artérias, o que promove a circulação e a pressão sanguínea.
Combate a inflamação e, graças aos seus antioxidantes e aminoácidos, fortalece e protege o músculo cardíaco.

7. Salmão

Tanto o salmão quanto outras variedades de peixes azuis contêm ácidos graxos ômega 3 e proteínas de alto valor biológico que ajudam a cuidar do sistema cardíaco.

Esses nutrientes promovem o controle de altos níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue, dois fatores que estão relacionados às principais doenças cardiovasculares.
Eles regulam os processos inflamatórios do corpo, restaurando a saúde arterial para que o sangue flua sem dificuldades.
É recomendado pela American Heart Association como uma medida para reduzir o risco de ataques cardíacos, insuficiência cardíaca e derrames.

Você costuma consumir esses alimentos? Se eles ainda não fazem parte da sua dieta, adquira-os o mais rápido possível e aproveite suas propriedades para proteger seu coração.

Fonte: Melhor com saúde