Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Seis dicas para evitar ganhar peso com a idade

Seis dicas para evitar ganhar peso com a idade

 

Parece impossível evitar ganhar peso com a idade. No entanto, se seguirmos uma série de recomendações e conselhos, é bem provável que consigamos não engordar.

Não perca estas dicas para não ganhar aqueles quilos a mais tão desagradáveis.

Recomendações para evitar ganhar peso com a idad


1.Consumir flavonoides

Diversos estudos chegaram à conclusão de que um consumo considerável de flavonoides pode nos ajudar a manter o peso, e inclusive a emagrecer um pouco.

Deste modo, considera-se que a maior associação com a perda de peso vem da parte dos mirtilos, os morangos, as cerejas, as uvas, as frutas do bosque, o chá, as maçãs, as cebolas, o alho-poró e o brócolis.

Para conseguir obter todos os benefícios dos flavonoides só teremos que adicionar uma porção de frutas e dos alimentos indicados em nossa alimentação diária.

2. Não cair no sedentarismo

É fundamental não cair no sedentarismo. O metabolismo fica mais lento com o passar dos anos, e isso faz com que seja mais fácil acabar acumulando quilos a mais.

Por isso é importante se manter o mais ativo possível. É importante realizar alguma atividade física, mesmo que seja de intensidade moderada, mas com um ritmo constante.

Se fizermos exercícios, nos manteremos mais fortes, e os músculos e articulações ficarão mais jovens. Isso fará com que, de certo modo, detenhamos a passagem do tempo.

De acordo com estudos recentes, ao fazer pequenas sessões de dez minutos de atividade física três vezes ao dia, conseguiremos a mesma eficácia que se fizermos trinta minutos de exercício diários.

Não duvide, e quando for usar o elevador, lembre-se de que será melhor escolher subir pelas escadas.

3. Manter a mente ativa


À medida que envelhecemos costuma ocorrer uma perda de memória. Para evitá-la, recomenda-se realizar atividades que estimulem o cérebro e mantenham a mente ativa, como a leitura, palavras cruzadas, xadrez ou Sudoku, entre outras opções.

Este tipo de atividade serve para agilizar a memória e a concentração.

Ou seja, saiba que todo hábito capaz de ajudar a ter uma mente muito mais desperta e ativa também servirá para prevenir o estresse e a depressão. Tudo isso fará com que sua qualidade de vida seja melhor.

4. Esqueça as dietas

A maioria das dietas que são pobres em calorias podem ser prejudiciais. No geral, podem fazer com que o ritmo do metabolismo se reduza de maneira permanente.

Isso acontece porque o organismo é privado de calorias e o que faz é tentar preservá-las consumindo ainda menos calorias.

Quando fazemos dietas deste tipo de maneira repetida, corremos o risco de tornar o ritmo metabólico mais lento de forma permanente. Se você tinha pensado em fazer uma dieta de menos de 1200 calorias, saiba que isso não é recomendado porque pode gerar uma perda de massa muscular.

Pense que a massa muscular consome mais calorias, então no final você perderá músculos e será mais difícil ainda manter o peso.

5. Controlar a saúde


É importante controlar o estado da saúde de maneira periódica. A passagem dos anos costuma gerar determinados problemas como a hipertensão e a osteoporose, entre outros.

Estes problemas podem indicar uma limitação na hora de fazer alguma atividade física. Faça check-ups anuais para saber se está tudo bem.

6. Não deixar estas dicas para amanhã

Não deixe o ato de implementar estes bons hábitos para amanhã. É preciso interiorizar a importância de se cuidar e não esperar que os problemas apareçam.

Tente incluir o quanto antes estes hábitos saudáveis em sua rotina diária. Assim você verá que os anos passam, mas sua saúde segue intacta.

Fonte: Melhor com saúde