Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

A lição do elefante

A lição  do  elefante

Todos nós ficamos admirados quando vamos a um circo e percebemos como os elefantes, animais grandes e fortes, se deixam dominar por uma corda.Durante o espetáculo, o enorme animal faz demonstrações de peso, tamanho e força.

Mas depois de sua atuação, e até um segundo antes de entrar em cena, o elefante permanece preso, quieto, contido somente por uma corrente que aprisiona uma de suas patas a uma pequena estaca cravada no solo.Sem dúvida alguma a estaca é só um pedaço de madeira, enterrado alguns centímetros na terra.

E, ainda que a corrente seja grossa e poderosa, é óbvio que esse animal, capaz de arrancar uma árvore com sua própria força, poderia, com facilidade, arrancar a estaca e fugir.O “mistério” é evidente! O que o mantém, então? Por que não foge?O elefante não escapa porque esta amestrado, dominado.Se está amestrado, por que o prendem?

O elefaante do  circo não  escapa porque tem permanecido atacado à estaca desde muito, muito pequeno.Imagine o pequeno recém-nascido sujeito à estaca.Tenho certeza de que ele puxa, força, faz de tudo pra se soltar. Apesar de todo o esforço, não pôde libertar-se.

A estaca é certamente muito forte para ele.Com certeza dorme esgotado e no outro dia continua tentando, e também nos outros dias que se seguem… Até que um dia, um terrível dia para sua história, o animal aceita sua impotência e se conforma com seu destino.

O Elefante enorme e poderoso que vemos no circo não escapa porque crê, realmente, o pobre, que não pode. Ele tem o registro e a recordação de sua impotência, daquela impotência que sentiu pouco depois de nascer… E o pior é que jamais volta a questionar seriamente esse registro.

Jamais… Jamais volta a colocar à prova sua força outra vez… E, na verdade, o mesmo acontece conosco!Vivemos crendo que um montão de coisas “não podemos”.

Simplesmente porque, alguma vez, quando éramos crianças, tentamos e não conseguimos.Fazemos, então, como o elefante: gravamos em nossa memória: “Não posso…Não posso e nunca poderei…”!

Tirei esta ilustração de um site, e com base nela, pude nos comparar a este elefantinho.Crescemos carregando essa mensagem que impusemos a nós mesmos…

E nunca mais voltamos a tentar.Quando muito, de vez em quando, sentimos as correntes, fazemos soar o seu ruído, ou olhamos com o canto dos olhos a estaca e confirmamos o estigma: “Não posso e nunca poderei!”.

A única maneira de tentar de novo é colocando muita coragem em nossa cabeça e em nosso coração! São os nós? Porque muitos não conseguem romper? O que poderia estar causando a paralisia emocional ou espiritual?

Fonte: Belas mensagens